Diadema, Minha Cidade, Sua região

Diadema inicia campanha para incentivar testes de HIV

ara conscientizar a população sobre a importância da prevenção do HIV e a realização de testes para diagnóstico, a Secretaria de Saúde de Diadema inicia hoje (1º) a campanha nacional de mobilização e incentivo ao teste de HIV “Fique Sabendo, 2018”. A atividade, que faz parte da programação do evento Ação Mãos à Obra dos bairros Campanário, Canhema e Taboão, ocorrerá das 10h às 14h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Tereza.

A campanha continua na segunda-feira, dia 3, prosseguindo até na sexta-feira, dia 7, nas 20 UBSs do município, que vão intensificar a oferta de testes rápidos incluindo o de Sífilis. Todas essas unidades de saúde contam com técnicos que foram recentemente treinados e capacitados para as novas marcas e modelos de testagem.

De acordo com a coordenação do Programa Municipal de IST AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, a testagem é o caminho para o cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico e tratamento. O exame é gratuito, seguro e rápido, pois o resultado é entregue à pessoa em alguns minutos. Dados da pasta apontam que o município tem atualmente um total de 1.203 pessoas portadoras do HIV em tratamento. Outra situação que está deixando a pasta vigilante é o recrudescimento da Sífilis. Só este ano, a rede atendeu 1.430 desses casos.

AIDS

A Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. Ela é causada pelo HIV, que ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças. Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era uma sentença de morte. Hoje, com o uso do coquetel e outras medicações, é possível uma pessoa soropositivo ter uma boa qualidade de vida. Por isso, o tratamento deve ser iniciado imediatamente após o diagnóstico e o teste deve ser feito sempre que passar por uma situação de risco.

HIV

O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ele é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae, que possuem características comuns como período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, porém podem transmitir o vírus.

IST

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão ainda pode acontecer de mãe para filho(a) durante a gestação, parto e amamentação. O termo Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) substituiu a expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. Os sintomas mais frequentes são feridas, corrimentos e verrugas anogenitais. Alguns exemplos de IST são: herpes genital, sífilis, gonorreia, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

Sífilis

A sífilis é uma IST curável, causada pela bactéria Treponema pallidum, e que tem diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). A transmissão é maior nos primeiros estágios da infecção e é transmitida por relação sexual sem camisinha. A sífilis congênita é transmitida durante a gestação (transmissão vertical) ou parto.

Hepatites Virais

A hepatite é uma inflamação do fígado, causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas ou doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Nesse caso, a doença pode evoluir e causar danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina. A evolução da doença pode variar de acordo com o tipo de vírus. Nos tipos A e E, por apresentarem formas agudas da doença, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus do organismo. Já nos tipos B, C e D, por apresentar as formas agudas e crônicas da infecção, a doença pode persistir no organismo por mais de seis meses. As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. esse registro ajuda no mapeamento dos casos no país e na definição de política públicas para o setor.

Para mais informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, basta acessar o hotsite da Prefeiturawww.diadema.sp.gov.br/aids .

Serviço:

Campanha Nacional de Mobilização e Incentivo ao Teste de HIV “Fique Sabendo, 2018”

– dia 1º/12, sábado, 10h às 14h, na UBS Maria Tereza (Ação Mãos à Obra)

– de 3 a 7/12, em todas as UBSs de Diadema:

UBS ABC: Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.

UBS Canhema: Rua 22 de Abril, 113 – Jardim Canhema.

UBS Centro: Avenida São José, 472 – Centro.

UBS Conceição: Rua Bororos, 80 – Vila Conceição.

UBS Eldorado: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Jardim Eldorado.

UBS Inamar: Rua José Vicente, 122 – Jardim Inamar.

UBS Nações: Rua Itália, 249 – Jardim das Nações.

UBS Nova Conquista: Avenida Presidente Juscelino, 759 – Vila São José.

UBS Nogueira: Rua Sebastião F. Tourinho, 285 – Vila Nogueira.

UBS Paineiras: Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.

UBS Paulina: Avenida Afrânio Peixoto, 351 – Vila Paulina.

UBS Piraporinha: Praça Rui Barbosa, 27 – Piraporinha.

UBS Real: Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real (antiga Rua do Tanque).

UBS Reid: Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid.

UBS Ruyce: Avenida Eldorado, 885 – Jardim Ruyce.

UBS São José: Rua Barão de Iguape, 315 – Vila São José.

UBS Serraria: Avenida Lico Maia, 803 – Serraria.

UBS Casa Grande: Rua Mem de Sá, 280 – Casa Grande

UBS Maria Tereza: Rua Epícea com a Av. Sinésio Pereira – Campanário

UBS Promissão: Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*