Diadema, Minha Cidade, Sua região

Diadema inaugura ecoponto no Serraria

Michels entregou ontem ecoponto na estrada do Rufino. Foto: Divulgação/Mauro LicoA Prefeitura de Diadema inaugurou, na tarde de ontem (11), o quinto ecoponto da cidade. Localizado na Estrada do Rufino, 1059, no bairro Serraria, o equipamento é destinado ao recebimento de entulhos e bagulhos, terra, poda de plantas e recicláveis. Além deste ecoponto, outros cinco estão em obras, em um investimento total de R$ 1,1 milhão.

“O Plano Regional de Resíduos Sólidos prevê que Diadema tenha 15 ecopontos até 2037. Vamos chegar a dez ainda este ano, o que representa um ganho enorme na gestão do lixo e dos resíduos da cidade”, declarou o prefeito Lauro Michels (PV). O ecoponto foi construído em um local que era ponto viciado de descarte irregular de lixo e entulho. “Vamos resolver esse problema e devolver vida para esse espaço”, completou.

Representante dos moradores do entorno, a dona de casa Olga Maria Monteiro Brito, declarou que toda a vizinhança vai se comprometer com a manutenção do equipamento. “Somos mais de 500 famílias e estamos todos muito felizes com a ajuda que isso vai dar para a limpeza do bairro”, afirmou.

No que se refere a entulho, o ecoponto tem um limite de até 1 m³, ou seja, no máximo 10 sacos por morador, semanalmente. Para quantidades maiores que essas, os munícipes devem contratar empresas especializadas na retirada de entulho. Além de resíduos de construção civil, os ecopontos também aceitam terra, bagulhos e podas de árvores. Quanto aos recicláveis como papel, vidro, metal e plástico, os mesmos depois de recebidos pelo ecoponto serão encaminhados às cooperativas de catadores.

Triagem

O ecoponto vai funcionar às segundas-feiras, das 12h às 17 horas; de terça a sábado, das 8h às 17 horas. Funcionários vão fazer triagem o material entregue, para evitar que sejam misturados resíduos orgânicos. A destinação vai depender do tipo de material deixado pelos moradores.

“Temos convênio para reciclagem de material de construção; móveis podemos mandar para cooperativas que reciclam, enfim, tudo vai ter o seu destino correto”, explicou o secretário de Serviço e Obras, José Marcelo Marques.

A administração municipal negocia com a Ecovias, concessionária que administra as rodovias Anchieta e Imigrantes, a construção de um novo ecoponto em uma das áreas lindeiras da Imigrantes. A população pode ajudar o Departamento de Limpeza Urbana (DLU) a fiscalizar a cidade, denunciando o descarte irregular pelo telefone 0800-7705559.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*