Uncategorized

Diadema conhece o Miss e Mister da 3ª Idade 2018

Diadema conheceu esta semana o vencedor da 18ª edição do concurso Miss e Mister 3ª Idade 2018. Os candidatos que desfilaram no Teatro Clara Nunes foram pré-selecionados no dia 31/10. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e o Centro de Convivência Municipal do Idoso (CCMI).

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha, destaca que o evento faz bem para a auto estima e socialização de seus participantes. “O concurso exige uma preparação, com aulas de postura, treinos e atividades físicas preparatórias. Há toda uma escolha de vestidos para as mulheres e paletó para os homens, o que ajuda na cognição (função psicológica atuante na aquisição do conhecimento e que se dá através de processos, como a  percepção, atenção, associação, memória,raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem)  de cada um”, afirma a secretária.

Caroline Rocha também destacou que este ano, além dos CCMIs do município, houve um aumento de inscritos no concurso por entidades que lidam com a questão do idoso em Diadema.

O tema levou os participantes a uma “Viagem Intergalática” (ficção científica e futurismo) durante o desfile da Terceira Idade. Na passarela, os 39 participantes (34 idosas e 5 idosos) esbanjaram simpatia na disputa pelo título. Nove jurados e quatro fiscais compuseram a banca e analisaram quatro critérios, foram eles: beleza, elegância, simpatia e desenvoltura.

Cada jurado selecionou um participante para a segunda fase. Após as escolhas, os idosos tiveram as notas computadas e de acordo com a soma delas, os cinco melhores colocados foram premiados: 5° Lugar, 4° Lugar, 3° Lugar (Simpatia), 2° Lugar (Elegância) e 1° Lugar (Miss 3ª Idade).

A Miss da 3ª Idade de Diadema de 2018, Osvaldina Marques Cerqueira, de 80 anos, é frequentadora do CCMI – Centro, e já foi duas vezes Miss São Paulo. “Eu vou ao Centro há 20 anos. Lá ajudo nas aulas de dança cigana e também já fui campeã de bocha pelo CCMI”, disse. Oswaldina tem 3 filhos , 7 netos e dez bisnetos.

Já na categoria masculina, Marco Antonio Teixeira, de 61 anos, frequentador do CCMI Eldorado, participou pela primeira vez do concurso. “Eles avisaram no CCMI que ia ter concurso e decidi participar. Gostei muito das preparações e dos treinos para esta final. Hoje, com o título, tive um dos dias mais felizes da minha vida”, afirmou Marco Antonio.

O concurso de Miss e Mister 3ª Idade é apenas uma das atividades que fez parte das comemorações ao Mês do Idoso, celebrado em todo o mês de outubro.

Mês do Idoso

O Mês do Idoso contou com oficinas socioeducativas sobre envelhecimento ativo e saudável a partir de diversos métodos, como jogos cooperativos, filmes, música, dança, atividades recreativas, entre outros. O principal objetivo foi estimular a melhor qualidade de vida da população idosa e, especialmente, despertar o interesse pela prática de atividades físicas.

CCMI

O CCMI oferece atividades de artesanato como pintura em tela e em tecidos, origami, petit aplique, atividades físicas como ginásticas, voleibol adaptado para a 3ª idade, tênis de mesa, ioga, danças, jogos de mesa como baralho, dominó e atividades assistenciais como a oficina de memória e o grupo de Serviço de Fortalecimento de Vínculos. Além disso, promove passeios, festas e participa de competições para trabalhar a convivência.

Além disso, a Secretaria de Comunicação de Diadema produziu, durante o mês, posts e vídeos que informaram a garantia de direitos conquistados pela população idosa e relacionados às atividades realizadas pelos frequentadores do CCMI.

Serviço

CCMI Centro

Rua Paquetá, 23, Jd. Rosinha

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Tel. 4056-8484

CCMI Sul

Rua Manoel Mota, 35, Eldorado

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Tel. 4047-2049

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*