Diadema, Minha Cidade, Sua região

Diadema comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com várias atividades

Diadema comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com várias atividades
Visitas monitoradas ao Jardim Botânico estão entre as atividades programadas. Foto: Marcos Luiz/PMD

Conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente e formar cidadãos que respeitem a natureza são alguns dos objetivos das atividades gratuitas realizadas de 5 a 9 de junho pela Prefeitura de Diadema, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). A programação deste ano vai contar com plantio de árvores, oficinas de reaproveitamento integral de alimentos, monitorias (visitas guiadas), entre outros.

As monitorias terão como tema o aquecimento global, nas quais serão mostradas os impactos ambientais provocados nas cidades. Além disso, vão explicar como as árvores são importantes para a saúde dos munícipes, uma vez que fazem o resfriamento dos ambientes.

O aquecimento global também tem relação com a alimentação. É o que explica o biólogo e assistente da Secretaria de Meio Ambiente, José Vieira, a respeito da oficina de aproveitamento integral dos alimentos. “Quanto mais saudável a pessoa se alimentar, melhor. Por exemplo, pouca gente sabe, mas cortar os ramos da cenoura, além de ser desperdício, libera carbono na atmosfera”, disse.

“Nas oficinas de Pancs (Plantas Comestíveis Não Convencionais) iremos, junto à população, fazer o reconhecimento e a degustação de plantas como a Taioba, Azedinha, Capuxinha e o Almeirão Selvagem. Essas verduras, hoje, são pouco conhecidas, mas eram muito consumidas alguns anos atrás”, ressaltou José Vieira.

Oficina

A programação também vai contar com oficina de brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis, simulações de primeiros socorros, que ministradas pelos bombeiros da cidade nas trilhas do Jardim Botânico, e apresentação do Canil da GCM de Diadema.

Os moradores também poderão plantar árvores de diferentes espécies, todas nativas da Mata Atlântica, como Ipê, Quaresmeira, Manacá, Canelinha, entre outras, em dois locais: Praça Ambiental, localizada no bairro Eldorado, e em toda a extensão da Avenida Almiro Senna Ramos, no bairro do Taboão.

Serviço – A programação completa está disponível no site da prefeitura (www.diadema.sp.gov.br). Jardim Botânico, Rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar – tel. 4059-7600; Praça Ambiental (antigo Terminal Eldorado), Rua Presidente Prudente, Eldorado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*