Minha Cidade, Santo André, Sua região

Dezembro Vermelho promove conscientização sobre HIV e Aids em Santo André

Dezembro Vermelho promove conscientização sobre HIV e Aids em Santo André
Cidade oferece atendimento de referência em infectologia e reforçará ações de prevenção neste mês. Foto: Rodrigo Nunes/MS

Com o intuito de sensibilizar e fazer um alerta para a prevenção e tratamento precoce contra o HIV, Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial que será realizada ao longo deste mês. As ações integram o Dezembro Vermelho.

Durante o mês de dezembro, a rede municipal de saúde participará da 12ª edição da campanha Fique Sabendo, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se realizar exames para o diagnóstico e tratamento das doenças. Os testes, que são realizados em todas as unidades de Saúde de Santo André durante todo o ano, também serão disponibilizados nesta quinta-feira (5) na entrada do prédio A da UFABC, das 18h às 21h, e no sábado (7) no Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia, na Vila Vitória, das 9h às 15h.

“Estima-se que em Santo André existam aproximadamente 3.000 pessoas infectadas pelo vírus HIV sem o conhecimento, por isso a importância de campanhas como essa que visam estimular a população a realizar o teste para encaminhar os casos positivos ao tratamento em tempo oportuno. Os testes rápidos estão disponíveis para a população em todos os serviços da rede de atenção primária, hospitalar e rede de urgência e emergência”, explicou a coordenadora do Programa de Agravos Crônicos Transmissíveis de Santo André, Márcia Furquim.

Entre os anos de 2017 e 2019 foram diagnosticados 318 novos casos de Aids em Santo André, sendo que o ano de 2017 marcou o pico dos diagnósticos, com 160 casos confirmados.

Centro de Especialidades Referência em Infectologia

Santo André tem um serviço de referência em infectologia há 27 anos, tendo iniciado os primeiros atendimentos no Centro de Saúde Escola de Capuava e posteriormente, no período de 1992 até dezembro de 2018, funcionou no mesmo prédio da Unidade de Saúde Vila Guiomar.

Com a crescente demanda pelos atendimentos, bem como o número de profissionais, o serviço precisou ser transferido para um local mais amplo, com mais estrutura e segurança aos usuários. Assim, a partir de dezembro de 2018, passou a funcionar em um novo prédio na rua Paulo Novais, 501, na Vila Vitória.

O Centro Médico de Especialidades possui um ambulatório de infectologia geral adulto e infantil que atende, em especial, os portadores de hepatites virais B e C crônicas, de HIV/Aids, além de integrar os atendimentos dos casos de tuberculose extra-pulmonar. O serviço também conta com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), responsável por ofertar testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV, e dispõe de equipe de assistência às vítimas de abuso e violência sexual.

Programação do Dezembro Vermelho 

Campanha Fique Sabendo – De 2 a 18 de dezembro as unidades de saúde realizarão ações educativas e de testagem dentro e fora dos equipamentos

Dia 5/12 – Ação de testagem para diagnóstico precoce do HIV e sífilis na UFABC na entrada do prédio A (das 18h às 21h) – Atividade em parceria com a ONG Barong e CRT/SP

Dia 7/12 – Ação de testagem para diagnóstico precoce do HIV e sífilis no Centro Médico de Especialidades (das 9h às 15h) – Rua Xavier de Toledo, 517 – Centro
Dias 11 e 12/12 – Sarau + Diversos – Evento em parceria com a coordenadoria da Saúde Mental, no Museu de Santo André – Rua Senador Flaquer, 470  – Centro. Dia 11, das 13h30 às 16h, e dia 12, das 9h às 16h.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*