
A ampliação da descentralização da entrega de medicamentos de alto custo na região foi tema central da reunião do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio Intermunicipal ABC, realizada nesta segunda-feira (26), e São Caetano deve ser a próxima cidade a receber o serviço.
Os técnicos do município informaram que a adaptação de área no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro) está em fase final. A previsão é que as intervenções sejam concluídas em setembro, quando o local deve ficar à disposição da Secretaria Estadual da Saúde para implementação do posto.
São Caetano será a terceira cidade da região a ter entrega de medicamentos de alto custo. No ABC, a distribuição desses remédios era feita somente no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. A descentralização do serviço é demanda antiga do Consórcio ABC, que debate o tema há pelo menos oito anos. Após articulação da entidade, o Estado iniciou, em maio, operação também no Poupatempo de São Bernardo.
A expectativa é que o Poupatempo de Santo André também receba uma unidade. Os técnicos do município informaram que o projeto para o novo equipamento teve de ser readequado e reapresentado à Secretaria Estadual e prefeitura aguarda retorno da pasta.
“Estamos trabalhando para que a Farmácia de Alto Custo chegue ao maior número de cidades na região. É um serviço que impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio, Edgard Brandão.