Política-ABC, Regional, Sua região

Delegação de Turim-ITA faz incursão no transporte coletivo do ABC

Delegação de Turim-ITA faz incursão no transporte coletivo do ABC
Participantes da Cooperação ABC + Turim conheceram os sistemas de transporte coletivo da região, Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Conhecer e compreender os sistemas de transporte público existentes na região foi o destaque da agenda desta terça-feira (27) da cooperação entre o ABC e a cidade de Turim, na Itália, no segundo dia da série de encontros técnicos entre o Consórcio Intermunicipal  e a delegação italiana no Brasil. A incursão faz parte do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), desenvolvido pela União Europeia (UE), com ênfase à troca de experiências em projetos de mobilidade urbana.

O Centro Integrado de Monitoramento (CIM) de São Bernardo foi apresentado à comitiva pelo presidente do Consórcio e prefeito do município, Orlando Morando (PSDB). “Este equipamento é um dos mais modernos da região e um exemplo de eficiência no combate à criminalidade e monitoramento de demais ocorrências, com integração com a Defesa Civil, Samu e o Trânsito. É um local estratégico, que auxilia no acompanhamento das atividades no município e que pode ser um grande aliado da cidade na implementação de sistemas inteligentes de transporte”, afirmou Morando.

No período da manhã, os europeus participaram de  reunião técnica na Empresa Metra (Sistema Metropolitano de Transportes), onde tomaram conhecimento do sistema de bilhetagem, dos cartões disponíveis aos usuários e da forma como ocorre a integração entre os diferentes modais, além do processo de cobrança tarifária. Em seguida, realizaram uma viagem em um veículo híbrido da sede da companhia, em São Bernardo, até o terminal Santo André Oeste, acompanhados pelo secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio.

“A delegação pôde conhecer de perto o funcionamento do sistema de transporte do ABC, assim como suas interligações. Os técnicos ficaram impressionados com a diversidade de cartões de transporte que já foram lançados, mas ainda sem integração entre todos eles. Também apontaram a falta de sinalização nas estações e nos pontos de ônibus”, explicou Palacio.

A delegação italiana visitou ainda o Centro de Controle de Operações (CCO) da Ecovias, concessionária responsável pelas rodovias Anchieta e Imigrantes, ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e o Porto de Santos, o Polo Petroquímico de Cubatão, o ABC e a Baixada Santista.

Agenda
Os encontros técnicos na região vão até quinta-feira (1º). A programação prossegue hoje (28), a partir das 10h, com uma visita à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). À tarde, haverá uma reunião com o secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sergio Aveleda, às 14h30, e uma visita técnica à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, às 16h.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*