Últimas Notícias

Defesa Civil de Diadema entrega roupas e cobertores para pessoas em situação de rua

Conforme previsão do tempo, o final de semana será de muito frio com temperatura mínima de 6º graus em Diadema. O inverno começou oficialmente no dia 21/6 e a Secretaria de Defesa Social, preocupada com as pessoas em vulnerabilidade social, entregou nesta sexta-feira (5), 30 cobertores e 200 peças de roupas para o Centro POP.

O Centro POP é um espaço de referência para convívio grupal, social e para desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito para a população em situação de rua de Diadema.

“Diariamente o Centro atende as pessoas em situação de rua. Aqui elas passam o dia, tomam café, utilizam o banheiro e participam de atividades recreativas. A doação de cobertores e roupas é muito bem vinda. Diria que é essencial para realizarmos os atendimentos”, comentou a educadora social, Evanilde Benavides.

O Centro POP garante o acesso da população em situação de rua à higiene pessoal por meio de disponibilização de banheiros individualizados com chuveiros que se encontram em seu espaço e encaminha para permanência em uma das instituições de acolhimento do município. Oferece, também, atendimento social para assegurar acompanhamento especializado com o objetivo de resgatar, fortalecer ou construir vínculos interpessoais e/ou familiares. O Centro POP auxilia, ainda, na construção de projetos e trajetórias de vida que resultam em um processo gradativo de saída de rua, articulando com outros serviços existentes na cidade.

“Com este frio, só um cobertor para aquecer. O que seria da gente se não fosse o Centro POP. Somos seres humanos e estamos nesta condição, infelizmente. Eu vim de Carapicuíba e agradeço o acolhimento. Aqui ganhei uma família”, afirmou o morador em situação de rua, Lucio Augusto dos Santos, de 40 anos.

A doação de roupas é resultado da Campanha do Agasalho realizada pela Defesa Civil durante o mês de junho. “Hoje, entregamos quatro sacos de roupa, além dos 30 cobertores. A Defesa Civil está à disposição. O trabalho realizado no Centro POP é brilhante. Aqui exercemos a solidariedade diariamente”, destacou o agente da Defesa Civil, David Barbosa da Silva, o Deva.

Operação Inverno

Outra ação  voltada para esse público é a Operação Inverno da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que consiste na utilização de protocolo intersetorial para evitar possíveis agravos nesta época do ano. Este é o terceiro ano que a SASC, em parceria com as secretarias de Saúde e Defesa Social, promove a ação.

Durante o período de inverno, as organizações parceiras da SASC (ONG MAI e Transitória Casa do Caminho), que ofertam ao todo 70 vagas em acolhimento noturno, informam diariamente ao Hospital Municipal, Pronto Socorro do Quarteirão da Saúde e SAMU a disponibilidade.

Serviço – Centro POP

Av. Alda, 465 – Centro – Diadema/SP

Horário de Atendimento: das 08h às 17h

Telefone: 4053-5267

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*