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Debate sobre Base Nacional Curricular Comum marca início do Congresso de Educação

Debate sobre Base Nacional Curricular Comum marca início do Congresso de Educação
Organizado pelo Consórcio Intermunicipal do ABC, o primeiro dia do encontro ocorreu no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho. Foto: Divulgação/Consórcio

A abertura do 1º Congresso Intermunicipal de Educação debateu nesta segunda-feira (25) as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborada para orientar a elaboração dos currículos das redes municipais, estaduais e federal de ensino, tanto em escolas públicas quanto em particulares. Organizado pelo Consórcio Intermunicipal do ABC, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Educação, o encontro ocorreu no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano do Sul.

A BNCC para os ensinos infantil e fundamental foi homologada em dezembro de 2017 e está sendo implementada em todo o País. Este processo conta com uma série de etapas e precisa do envolvimento do Governo Federal, das secretarias de Educação estaduais e municipais, universidades, escolas e comunidade.

A base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da escolaridade básica. Em março, o Ministério da Educação entregou a BNCC do Ensino Médio ao Conselho Nacional de Educação (CNE), responsável por analisar e votar o documento. Esta é a última etapa antes da homologação.

Mozart Ramos, do Instituto Ayrton Senna, destacou que o Brasil ainda é muito desigual e, por isso, a educação do futuro precisa garantir a equidade e ampliar as qualidades humanas. “Como preparar os professores para esses novos padrões? O currículo é muito importante, mas precisamos formar e preparar bem os professores. As universidades precisam repensar tanto a formação inicial quanto a formação continuada, pois não dá mais para pensar naquele modelo tradicional em que o professor não tem acompanhamento após se formar”, defendeu.

Programação

O 1º Congresso Intermunicipal de Educação prossegue hoje(26), a partir das 9h, no Centro de Formação de Profissionais de Educação (Cenforpe), em São Bernardo do Campo, com a apresentação dos 98 trabalhos selecionados pelas Comissões Organizadora e Científica.

A programação conta ainda com debate com as universidades, com o tema “O papel das universidades na formação dos professores que atuam nas redes de ensino da região do Grande ABC”, às 10h30. À tarde, a partir das 14h, tem início uma mesa redonda com o tema “Inovação e tecnologia”.

 

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