O primeiro curta do paulista Leo Matsuda, “Trabalho Interno”, está entre os dez pré-finalistas na corrida pelo Oscar de melhor curta de animação, anunciou o site americano Deadline.
A lista foi divulgada na tarde desta quarta-feira (23). Também concorrem “Blind Vaysha”, “Borrowed Time”, “”Happy End”, “The Head Vanishes”, “Once Upon a Line”, “Pear Cider and Cigarettes”, “Pearl”, “Piper” e “Sous Tes Doigts”.
Os pré-indicados serão reduzidos a cinco finalistas pelos departamentos de curtas-metragens e de animação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O anúncio dos indicados ao Oscar acontece em 24 de janeiro, e a entrega do prêmio, em 26 de fevereiro de 2017.
Nipo-brasileiro, Leo Matsuda trabalha na Disney desde 2008. “Trabalho Interno” é inspirado nos verbetes de anatomia humana encontrados em velhas enciclopédias e retrata o embate entre o lado racional e disciplinado e o lado liberal e aventureiro do ser humano.
Exibido no festival Anima Mundi no começo do mês, o filme acompanhará o longa “Moana: Um Mar de Aventuras” nos cinemas a partir de 5 de janeiro.