Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura de São Bernardo transformam vidas

Cursos de capacitação oferecidos pela prefeitura transformam vidas
Ontem, 21 integrantes da Frente de Trabalho se formaram no curso de auxiliar de cozinha. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Noventa pessoas tiveram suas vidas transformadas por meio dos cursos de educação profissional na área de gastronomia oferecidos pela prefeitura em parceria com o Senac São Bernardo. Até o momento, quatro turmas foram concluídas – duas de auxiliar de cozinha, uma de salgadeiro e outra de atendente de lanchonete. O prefeito Orlando Morando prestigiou, nesta segunda-feira (21), a formatura de 21 integrantes da Frente de Trabalho que finalizaram o curso de auxiliar de cozinha. Na próxima semana (28), mais uma turma iniciará a capacitação profissional no curso de pizzaiolo.

“A melhor maneira de auxiliar o munícipe na busca de uma melhor colocação é investindo em sua qualificação profissional. Entendemos que quanto mais formação o trabalhador tiver, melhor preparado estará para buscar novas oportunidades no mercado de trabalho. Estou muito feliz por prestigiar mais uma formatura dos cursos de educação profissional oferecida pelo Senac. É o resultado de que se trata de uma parceria de muito sucesso”, afirmou Morando.

O curso mudou a vida de Fernando Félix da Silva, de 40 anos, morador do Jardim Silvina. Integrante da Frente de Trabalho, Silva era vigilante e deixou a profissão após ser atingido por um tiro no exercício da profissão. “Aprendi muita coisa, não apenas para trabalhar, mas também truques para utilizar no dia a dia em casa. Ao deixar a Frente de Trabalho, terei formação para procurar uma vaga nesta área e, deixarei minha família mais feliz, pois não correrei mais riscos como na minha função anterior”, disse.

Ato de amor

Para a professora Sheila Lima, 29 anos, responsável por esta turma de auxiliar de cozinha, este curso é mais do que profissionalizante. “Quando os alunos iniciam as atividades, acham que cozinhar é só jogar os alimentos na panela. Aqui aprendem que cozinhar é muito mais do que isso. Trata-se de um ato de amor. A mudança é muito duradoura, pois mais do que se preparar para exercer uma função, levam esse aprendizado para dentro de suas cozinhas. Muda-se o ato de comprar e de preparo, respeitando os ingredientes. Saem muito mais focados e preparados para a vida”, complementou.

A formatura dos novos auxiliares de cozinha também contou com a presença da secretária de Educação, Silvia Donnini, da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Laerte Soares, do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Fernando Martini, e da coordenadora da área de gastronomia do Senac São Bernardo, Simone Moraes, e demais autoridades.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*