Minha Cidade, Santo André, Sua região

Curso ‘Gênero e Masculinidades’ forma segunda turma

Iniciativa pioneira na região, o curso “Gênero e Masculinidades” realizou, na manhã de ontem (21), a formatura de sua segunda turma, que contou com 30 homens moradores do ABC e trabalhadores que atuam no serviço público municipal dos sete municípios. Criada em 2015 pelo Consórcio Intermunicipal do ABC, a formação é destinada ao público masculino e tem como objetivo disseminar uma cultura contrária à violência doméstica. A cerimônia ocorreu na sede da entidade regional.

Como parte do processo de sensibilização sobre os aspectos comportamentais do homem contemporâneo, o curso contou com palestras, dinâmicas em grupo e troca de experiências entre os participantes ao longo de 20 encontros, iniciados em 4 de maio. A formação foi organizada pelo Grupo de Trabalho Gênero e pelo Grupo Temático Gênero e Masculinidades.

O orador da turma, Valter José da Silva, ressaltou a oportunidade que o grupo teve de debater questões atuais durante a capacitação. “Durante o curso, acompanhamos várias notícias de violência contra a mulher. Nos encontros, pudemos refletir sobre isso durante os encontros e entender que as mulheres são expostas violentamente também na mídia”, disse.

O coordenador do Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio, Flávio Urra, afirmou que o curso proporciona ferramentas para os participantes atuarem como multiplicadores do projeto. “A proposta da formação é sensibilizar e formar homens sobre relações de gênero, feminismos e masculinidades”, afirmou o psicólogo e sociólogo, acrescentado que a intenção da entidade regional é promover novas turmas.

O paraninfo homenageado pelos alunos foi Reginaldo Bombini, especialista em Segurança Pública, Cidadania e em Direitos Humanos, que participou da formação como palestrante. “O maior desafio é levar o que aprendemos para os espaços onde atuamos. Não podemos ficar em uma zona de conforto, passivos, enquanto houver desigualdades sociais”, afirmou Bombini, que atua no Serviço de Mediação de Conflitos da Secretaria de Defesa Social da Prefeitura de Diadema.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*