Últimas Notícias

Curso de Meditação e Autoconhecimento beneficia moradores de Diadema

Foi em busca de melhor qualidade de vida que a especialista na área de gestão empresarial e coach, Vanessa Ângelo Zagatto Rodrigues, se inscreveu em uma das duas turmas do Curso de Meditação e Autoconhecimento, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema em parceria com a Associação Gnóstica de Estudos Antropológicos, Culturais, Arte e Ciência (AGEACAC) Diadema. Nos dias 24 e 29 de novembro, foram realizadas as cerimônias de entrega dos certificados de conclusão para os 55 participantes, no Parque do Paço e na Fábrica de Cultura, respectivamente.

As aulas para Vanessa ocorreram no Parque do Paço, uma vez por semana nos meses de setembro, outubro e novembro. “Quando comecei o curso, vi que o autoconhecimento com a meditação é super importante. Não dá para meditar sem se autoconhecer. Não é só esvaziar a mente. Tem a respiração e outros mecanismos envolvidos nesse processo. Você começa a perceber o quanto o mundo externo impacta o mundo interno”, afirmou.

“Cada encontro é divido em dois momentos, teórico e prático. Na primeira parte, estudamos sobre aspectos do autoconhecimento e, na segunda, praticamos técnicas meditativas”, explica a professora e coordenadora da AGEACAC Diadema, Karla Cristina Oliveira. Entre os principais pontos trabalhados no curso estão exercício do uso da consciência (refletir antes de agir); conhecer o potencial humano; desenvolver valores e forças pessoais; relacionamento consciente e benéfico consigo mesmo, com o próximo e com a sociedade; além do estudo e prática de diversas técnicas meditativas.

Entre os benefícios da meditação estão equilíbrio da saúde mental, autogestão e qualidade de vida, sensibilidade pela vida e superação do indivíduo. “No ambiente corporativo é um stress muito grande devido a metas e ao relacionamento com pessoas. A meditação proporciona equilíbrio emocional e energização do corpo. Também é importante para qualquer cura no corpo. Tive enxaqueca desde adolescente e passei por vários médicos para entender a doença. Hoje, sei que ela é causada pelo stress. Quando eu passei a associar com a meditação, tenho o autocontrole mais equilibrado. Em uma situação de nervosismo, consigo parar, respirar e pensar ‘vou resolver’. Eu achei fantástico”, elogia Vanessa.

Cursos

Durante a entrega dos certificados, nesta sexta-feira (29), na Fábrica de Cultura a presidente do FSS, Caroline Rocha ressaltou a importância do curso de Meditação. “O objetivo do FSS é oferecer mais oportunidades de conhecimento para a comunidade. A cada curso é uma troca de experiências. O curso de meditação vem sendo um sucesso. Realizamos diversas parcerias com as áreas da Saúde e Educação e o retorno é muito positivo. A meditação traz diversos benefícios como foco e concentração. Utilizem e apliquem o conhecimento. Assim, as relações também se tornam mais calmas e serenas”, comentou.

A parceria entre AGEACAC e Fundo Social de Solidariedade continua no próximo ano. Para o primeiro semestre, está previsto o início de mais uma turma do Curso de Meditação e Autoconhecimento para pessoas que buscam qualidade de vida e desenvolvimento pessoal. “Nós não sabemos como cada aluno chega ao curso. Ao final, ouvindo os relatos, é muito gratificante saber que compartilhando o conhecimento estamos ajudando a transformar a vida das pessoas. Transformando um indivíduo, a sociedade ganha também”, comentou Karla Christina Silva Oliveira.

Para manter este e outros cursos profissionalizantes disponibilizados pelo Fundo Social, a instituição promove e apoia eventos beneficentes como o Outlet Jeans Direto da Fábrica, realizado nos dias 20 e 21 de novembro. Parte das vendas foi destinada ao Fundo para aquisição de material educativo e insumos das capacitações.

Serviço: Fundo Social de Solidariedade, Rua Almirante Barroso, 160 – Vila santa Dirce.

Tel.: 4092 5340.

Parque do Paço, Avenida Antônio Piranga s/n – Centro.

Fábrica de Cultura, Fábrica de Cultura é um projeto do Governo do Estado de São Paulo e Economia Criativa gerenciado pela Poiesis, Rua Vereador Gustavo Sonnewend, Neto, 135 – Centro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*