
Depois de o Honda Civic adotar o visual de sua versão norte-americana, outro sedã médio ganha mudanças importantes. Trata-se do Chevrolet Cruze, que chega à linha 2020 também reestilizado e traz novidades, como a configuração top de linha Premier e conexão wi-fi de alta velocidade.
Com as alterações, a General Motors espera se manter no pódio do segmento, liderado atualmente pelo Toyota Corolla – modelo que, coincidentemente, também deve ser renovado até o final deste ano. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o sedã feito em Indaiatuba (SP) lidera as vendas com 32 mil unidades emplacadas de janeiro a julho, contra 16 mil do Civic e 10,5 mil do Cruze.
Uma das mudanças da linha 2020, que chegará às concessionárias no próximo mês, é a introdução de um sistema de internet wi-fi na versão Premier, que vai substituir o pacote LTZ. A montadora informa que o modelo é o “primeiro carro com wi-fi nativo a bordo” do marcado, mas esquece que outro carro da marca, o hatch Agile, ofereceu a conexão em uma série limitada – dotada de roteador de internet sem fio – comercializada em 2011.
No Cruze Premier, o usuário não vai precisar usar o plano de dados de seu smartphone para acessar a internet. O serviço será oferecido em parceria com a Claro, que vai vender planos com preços a partir de R$ 29,90. Não há como trocar de operadora, uma vez que o chip não pode ser substituído.
A tecnologia proporciona conexão automática simultânea para até sete dispositivos e serviços conectados na tela do veículo. Para receber o sistema, o Cruze ganhou nova geração da central multimídia MyLink, com maior resolução gráfica, mais funcionalidades e a possibilidade de pareamento simultâneo por Bluetooth de até dois celulares.
Externamente, o Cruze ganhou o mesmo visual que carregava nos EUA até deixar de ser produzido por lá. Na dianteira, traz mudanças no para-choque, nas luzes auxiliares e na grade frontal. Na traseira, a novidade fica por conta das lanternas, que agora extrapolam o limite da carroceria.
Tanto a versão sedã quanto a hatch Sport6 trazem motor 1.4 turbo de 153 cv de potência acoplado a câmbio automático de seis marchas. O pacote de equipamentos traz como novidade a frenagem automática de emergência com detecção de pedestres.