Minha Cidade, Santo André, Sua região

Cruzamento da Figueiras com a Goiabeiras, em Santo André, preocupa pedestres e comerciantes

Cruzamento da Figueiras com a Goiabeiras, em Santo André, preocupa pedestres e comerciantes
Prefeitura de Santo André informou que existe projeto para instalação de semáforo no local. Foto: Danielle Moraes especial para o DR

O cruzamento da Figueiras com a Rua da Goiabeiras, em Santo André, é motivo de preocupação para os comerciantes e pedestres da região. Devido à falta de semáforo, os acidentes são constantes, além do perigo a que está exposto quem precisa cruzar a Figueiras. Próximo ao cruzamento há academia, restaurante, drogaria, mercado e salão de festas, entre outros comércios, gerando grande fluxo de pessoas que se arriscam na travessia da Figueiras.

Uma funcionária do Pão de Açúcar, que não quis se identificar, afirmou que tem medo de cruzar a Figueiras porque os carros não param. “Dou sinal para atravessar, mas os moto­ristas não param. Fico esperando na calçada e acabo atravessando correndo. Dá medo, mas fazer o quê? Também já vi vários acidentes. Quem está na Goiabeiras entra e pega o carro que está passando na Figueiras“, afirmou.

O motorista de táxi William Keler Pinheiro, cujo ponto fica na esquina do cruzamento, destacou que quem entra da Goiabeiras para a Figueiras tem a visão prejudicada. “Realmente, é perigoso para os pedestres, mas também para nós, motoristas, que, às vezes, não temos visão completa da rua. Aqui na região já há muitos semáforos, mas não tem outro jeito, pois os carros passam pela Figueiras muito rápido. Atravessar a Goiabeiras é mais fácil, pois os motoristas têm de parar para entrar na Figueiras”, pontuou.

O segurança do salão de festas, Sergio Aparecido Alvares, afirmou que em uma semana já chegou a ocorrer cinco acidentes. “É difícil passar uma semana que não tenha acidentes. A sorte é que são sem vítimas. Os motoristas não respeitam os pedestres. Estou há mais de dois anos aqui e já vi dezenas de batidas, inclusive, com motoqueiros. Já passou da hora de ter um semáforo aí”, ressaltou.

Antonio Manuel Martins, do Fonte Leone Bar, afirmou que a prefeitura já esteve no local. “A prefeitura já demarcou para instalar um semáforo. É a solução, porque há muitos acidentes no local. Os carros que vêm pela Figueiras geralmente não param. Na semana passada um pick up não parou, se não fosse o se­nhor que atravessava (a Figueiras) parar, tinha passado por cima dele. As faixas de pedestres pouco adiantam. Acredito que o semáforo vai resolver 95% dos acidentes”, pontuou.

Questionada, a Prefeitura de Santo André informou por meio de nota que “o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) está com um projeto em desenvolvimento e que se encontra na fase de planejamento para a implantação de conjunto semafórico na via”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*