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Crise e ambulantes derrubam vendas para o Dia de Finados nas floriculturas em 32%

Às vésperas do Dia de Finados, a procura por flores no comércio especializado caiu 31,8% em relação a 2015, segundo pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo (Sindiflores) e da Hórtica Consultoria. Entre os comerciantes de flores e plantas ornamentais entrevistados, 44% acreditam que as vendas para a data este ano serão menores que no ano passado.

O Dia de Finados é a terceira data mais importante para o setor florista, perdendo em importância para os dias dos Namorados e das Mães. Porém, o segmento tem sofrido com o arrefecimento da economia e com o crescimento do comércio ambulante na data.

De acordo com o levantamento, algumas lojas decidiram inclusive fechar as portas no feriado, amanhã (2), por considerar que as vendas não compensam os custos do funcionamento da empresa.

Para 81% dos varejistas do setor, o aumento no número de ambulantes vendendo flores para o Dia de Finados causou a redução das vendas. A oferta de flores em supermercados também afeta o desempenho do comércio especializado, segundo a pesquisa.

Para evitar resultados ainda piores, 50% das empresas entrevistadas pretendem fazer promoções para atrair clientes, oferecendo vantagens para o pagamento em dinheiro e ofertas do tipo “pague 2 e leve 3”.

Na contramão do segmento especializado, o Walmart espera aumentar as vendas da data em mais de 10% ante 2015. As flores mais procuradas no Dia de Finados são crisântemos, kalanchoes, ca­landivas e violetas. Os vasos de flores estão disponíveis a partir de R$ 2,98.

As empresas ouvidas pe­lo Sindiflores preveem tíquete médio de R$ 27,83 na data, valor 47,24% superior ao do ano passado (R$ 18,90) em termos nominais (sem descontar a inflação), mas apenas 10,8% superior ao de 2005, quando o gasto com flores para homenager amigos, cônjuges e parentes falecidos ficou em R$ 25,12.

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