Minha Cidade, Santo André, Sua região

Creche de S.André promove oficinas que unem geração de renda e reciclagem

Grupo também faz itens para decorar a unidade de ensino. Foto: Júlio Bastos/PSAPromover a importância da reciclagem, oferecer uma oportunidade de geração de renda para a comunidade e ainda criar um ambiente mais bonito e colorido na creche. Esses são os objetivos do projeto “Do lixo ao luxo”, que acontece na creche Maria Ruth Koch Marfin Croque, no Jardim Carla. O primeiro módulo, iniciado em março, teve como tema a produção de bolos cenográficos e letras em 3D (alto-relevo), feitos com material reaproveitado. Participaram 18 mulheres da comunidade, a maior parte mães de alunos da creche. O resultado da oficina estará em exposição no saguão na entrada da creche até o final de semana, quando se comemora o Dia das Mães.

“Queremos despertar o interesse de outras pessoas para que venham participar do segundo módulo que já começa na semana que vem, para aprender a fazer espelhos decorados e um banquinho com garrafas pet”, disse a diretora da unidade Thais dos Santos.

Para cada peça produzida pelos alunos para si mesmos, uma é feita para a creche, de acordo com Thais. Cada módulo tem duração de dois meses e há turmas no período da manhã e da tarde. As inscrições estão abertas para toda a comunidade. Não é necessário ser mãe ou pai de aluno.

Thais explica que a oficina faz parte do Projeto Político Pedagógico da unidade, que é desenvolvido todo ano com a participação da equipe diretiva e dos funcionários em toda a rede, definindo as ações que serão implementadas durante o ano.

Segundo o arte educador Ronnie Corazza, além de destacar entre as famílias a importância do reaproveitamento de material e o descarte correto do lixo, as oficinas mostram uma alternativa de geração de renda com a produção de objetos bonitos praticamente sem custo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*