Economia, Notícias

Coop cresce em 2019 e anuncia abertura de dois supermercados para 2020

Coop cresce em 2019 e anuncia abertura de dois supermercados para 2020
Cooperativa obteve crescimento real de 2% no conceito mesmas lojas. Foto: Divulgação/Coop

A Coop anunciou, nesta terça-feira (1º), a aprovação para a abertura de mais dois supermercados no primeiro trimestre de 2020. Atualmente, a rede possui 32 unidades, das quais 24 no ABC.

A cooperativa informou também que vai inaugurar mais três drogarias de rua, que se somarão as 54 já existentes. Duas serão abertas até o final deste ano e uma, no primeiro trimestre de 2020.

Apesar da lenta recuperação econômica do país, a Coop tem registrado desempenho superior ao do mercado neste ano. Até julho, a cooperativa obteve crescimento real (acima da inflação) de 2% no conceito mesmas lojas de supermercado e de 1,5% no negócio farma na comparação com igual período de 2018.

A Coop também reportou ganho de participação nas praças onde mantém unidades: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires, no ABC; além de São José dos Campos, Piracicaba, Tatuí e Sorocaba, no Interior do Estado de São Paulo.

As drogarias aumentaram sua participação no fornecimento total da Coop, com previsão ainda mais otimista para 2020. Atualmente, o segmento farma representa 16,5% do faturamento total da cooperativa e deve chegar a dezembro com 17%.

Segundo o presidente executivo da cooperativa, Marcio Valle, serão abertas mais duas drogarias até dezembro, uma em São Bernardo e outra em São Caetano. “Para o primeiro trimestre de 2020 estão aprovados outros dois supermercados e uma drogaria”, destacou.

PROJETOS

Prestes a completar 65 anos neste mês, a Coop está envolvida com dois projetos estruturantes que visam dar mais efetividade e agilidade na adaptação das mudanças do mercado.

“Até o final deste ano lançaremos um aplicativo para os cooperados, e o projeto de branding (gestão de marca), que estamos finalizando, deverá alinhar nossos negócios (supermercado, drogaria e posto de combustível) em uma comunicação mais clara, harmoniosa e efetiva com nosso público”, explicou Valle.

Desde o início deste ano, a Coop está produzindo bolos, pudins e panetones da marca Delícias da Coop para outras cooperativas de consumo. Além disso, segundo a cooperativa, a operação Loja Dentro da Loja tem apresentado excelentes resultados. Esse é o caso do espaço Swift, da área têxtil e da cafeteria, que envolve parceria com a Nestlé – estendida ainda para as áreas de rotisseria, panificação e restaurante.

Com esses diferenciais e outros atrativos, como o tabloide especial Comprão do Mês, descontos exclusivos para cooperados, retorno de sobras e campanhas de fidelização, o número de novas associações tem crescido em ritmo acelerado. “Enquanto, em 2014, houve apenas 9 mil novas associações durante o ano, registramos somente em julho deste ano 10,4 mil”, comemorou o executivo. Com a associação, é possível desenvolver ações direcionadas e atender de forma mais assertiva a necessidade de compra de cada cliente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*