
A Cooperativa de Consumo (Coop) registrou, em 2019, alta de 5,3% no faturamento em relação ao ano anterior, com destaque para o Canal Farma que apresentou desempenho na ordem de 11,6% .
Os dados relativos ao ano passado foram apresentados nesta quinta-feira (16), durante Assembleia Geral Ordinária Digital.
O exercício foi fechado com faturamento de R$ 2,399 bilhões. Em 2019, a Coop investiu R$ 79 milhões em um supermercado e seis novas drogarias, além de modernização das unidades já existentes e em novo centro logístico em São Bernardo, cuja área de armazenagem passou de 21 mil m² distribuídos em três endereços (dois em Santo André e um em São Bernardo) para uma única operação, com 27 mil m².
“Para este ano, apesar da pandemia que alterou o cronograma de abertura de seis supermercados, deveremos inaugurar 21 novas drogarias, passando das atuais 57 para 78 e ampliando a nossa presença para 24 cidades do Estado de São Paulo. Hoje estamos em 11 municípios”, destacou Marcio Valle, presidente-executivo da Coop, durante a apresentação.
A Cooperativa possui hoje 92 unidades de negócios, sendo 32 supermercados, que representam 82% do faturamento, 57 drogarias (17%) e três postos de combustíveis (1%).
No decorrer do exercício, a Coop registrou 98 mil novas associações, equivalente a um crescimento de 50% em relação a 2018, resultando em mais de 850 mil cooperados ativos.
Na área social, a Cooperativa doou R$ 360 mil a 20 instituições beneficentes, repassou R$ 342 mil à Federação das APAEs e mais de R$ 545 mil retornou aos associados e comunidade por meio das sobras, descontos exclusivos a cooperados, auxílio funeral, ciclo de palestras e impostos.
Atualmente, a Coop possui cerca de 6 mil colaboradores diretos, 24 lojas no ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, além de três postos de combustível e 57 drogarias.