Há menos de um mês no Flamengo, o colombiano Reinaldo Rueda, 60 anos, está próximo de conseguir algo que nenhum outro técnico estrangeiro obteve no Brasil nos últimos 58 anos: conquistar um título nacional.
Rueda começa a disputa pelo troféu hoje (7), às 21h45, no Maracanã, quando a equipe carioca enfrenta o Cruzeiro, pela partida de ida da decisão da Copa do Brasil. O jogo de volta está marcado para o dia 27, no Mineirão.
O colombiano tenta igualar o feito alcançado pelo argentino Carlos Volante, que venceu a Taça Brasil de 1959, com o Bahia, batendo o Santos na final.
Contratado pelo Flamengo após a saída de Zé Ricardo, Rueda chegou com respaldo da torcida em virtude do seu desempenho no Atlético Nacional-COL. Foi campeão da Copa Libertadores em 2016.
A contratação do colombiano no Brasil reacendeu a discussão sobre a presença de estrangeiros no futebol nacional e a ausência de profissionais brasileiros em ligas importantes do exterior.
“É ótimo que treinadores estrangeiros venham para o Brasil. Eles podem ver a dificuldade que é trabalhar aqui e os problemas que enfrentamos. Tanto isso é verdade que os profissionais do exterior que vieram tiveram dificuldade”, disse Mano Menezes, rival do colombiano.
Para esta noite, Rueda tem dúvidas no gol e no setor ofensivo. Sem Diego Alves, que não foi inscrito na competição, o treinador tem como opções Muralha e Thiago. No ataque, Paquetá e Vinícius Júnior brigam pela vaga de Guerrero, suspenso.
Pelo lado do Cruzeiro, Mano confirmou a presença de Ezequiel na lateral direita. Rafael Sobis e o jovem Raniel disputam vaga no ataque mineiro.
FLAMENGO x CRUZEIRO
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza. Estádio: Maracanã, no Rio, às 16h (Globo, Sportv, Fox Sports).
FLAMENGO
Thiago (Muralha); Rodinei, Réver, Juan e Pará; Cuellar, Willian Arão, Diego e Berrío; Vinicius Junior e Everton. Técnico: Reinaldo Rueda.
CRUZEIRO
Fábio; Ezequiel, Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Robinho e Thiago Neves; Alisson e Sobis (Raniel). Técnico: Mano Menezes.