Brasileirão, Esportes, Futebol

Contra o Coritiba, Corinthians tenta melhorar aproveitamento no segundo turno

Carille: “Estamos muito abaixo no segundo turno”. Foto: Daniel Augusto Jr./Agência CorinthiansA história do Campeonato Brasileiro em pontos corridos mostra que o Corinthians não será campeão se não melhorar seu aproveitamento. Jamais uma equipe venceu o torneio desde 2003 – quando a fórmula atual foi adotada – com os 38% de pontos conquistados no returno. Este é o aproveitamento atual do Corinthians. A equipe tem chance de melhorar a marca a partir hoje (11), às 21h, no Itaquerão, quando enfrenta o Coritiba.

O time paranaense é o penúltimo colocado do Nacional.

Até hoje, a pior campanha após sete rodadas do segundo turno de uma equipe campeã nacional foi também do Corinthians. Porém, em 2011, obteve 48% dos pontos.

Apesar do desempenho ruim no returno, o time é líder do campeonato com 55 pontos, oito a mais do que o Santos, segundo colocado.

“A vantagem é considerável. Não tem como falar que é campeão. Temos de fazer melhor, a gente sabe. Chegou o momento que temos jogadores jovens que não conquistaram título nacional. Estão acelerando, tendo muita pressa”, explicou o técnico Fabio Carille.

O Corinthians lidera com folgada vantagem apesar da queda de rendimento, porque nunca um time teve um primeiro turno tão bom quanto o do alvinegro neste ano.

Nas primeiras 19 rodadas, a equipe obteve 82,4% dos pontos. Venceu 14, empatou cinco e não perdeu nenhuma vez. Quem chega mais perto é o Cruzeiro de 2014, que teve aproveitamento de 75,4%.

Porém, nas sete rodadas do returno, o Corinthians ganhou apenas duas vezes.

“No segundo turno, só não gostei dos jogos contra Vitória e São Paulo. Deveríamos ter jogado mais. Estamos muito abaixo, mas mesmo assim mantivemos os oito pontos (de vantagem)”, completou Carille.

O Corinthians conta com a inconstância dos seus mais diretos rivais pelo título. Santos e Grêmio (3ºcolocado) estavam também envolvidos na disputa da Libertadores. O Grêmio ainda está.

O fato de o Coritiba estar na zona de rebaixamento deveria animar o Corinthians, mas neste 2º turno a equipe paulista teve dificuldades em casa contra o lanterna Atlético-GO. Perdeu por 1 a 0.

“Chegamos à fase que chamamos de funil. Sempre disse que o objetivo era chegar embolado (nas primeiras posições) nas oito ou dez rodadas finais. Estamos chegando nisso. A gente sabe que precisa voltar a jogar bem”, disse Carille.

Recuperado de lesão na panturrilha esquerda, Jô dever voltar à equipe titular. Pablo não treinou ontem e é dúvida. Se não puder atuar, deve entrar Warian, volante de 21 anos.

Carille espera para saber a situação de Balbuena. O defensor estava com a seleção paraguaia que enfrentou a Venezuela ontem.

 

CORINTHIANS X CORITIBA

Ár­bi­tro: Claudio Francisco Lima Silva (SE). Estádio: Itaquerão, em São Paulo, às 21h (pay-per-view).

CORINTHIANS

Cássio; Léo Príncipe, Pedro Henrique (Balbuena), Pablo e Guilherme Arana; Camacho, Maycon, Jadson, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel; Jô. Técnico: Fábio Carille.

CORITIBA

Wilson; Léo, Cleber, Werley e Carleto; João Paulo, Alan Santos, Matheus Galdezani e Tiago Real; Rildo e Henrique Almeida. Técnico: Marcelo Oliveira.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*