Diadema, Minha Cidade, Sua região

Contra covid-19, Diadema monitora pacientes com sindrome gripal a cada 24h

Agentes de saúde orientam a população sobre o coronavírus. Foto: Divulgação/PMD
Agentes de saúde orientam a população sobre o coronavírus. Foto: Divulgação/PMD

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Coordenação da Atenção Primária à Saúde, em parceria com a Vigilância Epidemio­lógica de Diadema, optou por acompanhar de perto todos os pacientes com síndrome gripal desde o primeiro dia dos sintomas até o 14°, durante o período de isolamento. Assim como os pacientes sintomáticos, as pessoas próximas também são acompanhadas durante os 14 dias.

As equipes monitoram os pacientes com síndrome gripal a cada 24 horas, por meio remoto ou por visita domiciliar para aqueles que estiverem impossibilitados de fazer o acompanhamento por telefone ou outro meio a distância.

Os profissionais também monitoram o território por meio do geoprocessamento de casos confirmados e óbitos por covid-19, planejando e desenvolvendo ações de prevenção em conjunto com a comunidade e conselho gestor, distribuindo máscaras e orientando a população sobre as principais medidas de controle da doença.

“Por meio dessas ações de identificação precoce, monitoramento dos casos suspeitos e de seus comunicantes e isolamento domiciliar, além de ações de vigilância e medidas de prevenção no território, Diadema vem mos­trando que somente com uma Atenção Primária forte é possível combater a covid-19”, destacou Ferla Cirino, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Diadema.

“Em Diadema, as ações de caráter preventivo compõem a essência das atividades da Atenção Básica à Saúde nesta emergência sanitária grave. Na mesma perspectiva, a lógica da vigilância em saúde é rigorosamente indispensá­vel, pois permite ações efetivas, eficientes, sustentadas e perenes”, complementou o secretário de Saúde, Luis Cláudio Sartori.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*