Economia, Notícias

Construção civil gera empregos no ABC pelo 2º mês consecutivo

Para o SindusCon-SP, melhora na ocupação é pontual. Foto: ArquivoApós ter interrompido em abril sequência de 30 meses de quedas consecutivas no número de vagas de trabalho na construção civil, maio voltou a trazer boas notícias sobre a geração de oportunidades de emprego no setor no ABC.

Os canteiros de obras da região chegaram ao final de maio com 189 trabalhadores a mais do que o mês anterior, somando ao todo 40.643 postos de trabalho no segmento.

Os dados integram a pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho.

Em três dos sete municípios houve geração de vagas, com destaque para São Caetano, que abriu 507, e para Mauá, com 25. No sentido contrário, em quatro o mercado de trabalho do setor “encolheu”, com destaque para São Bernardo, onde foram extintos 120 empregos.

A diretora da regional do SindusCon-SP em Santo André, Rosana Carnevalli, afirmou que a manutenção de resultados positivos de aumento de vagas reforça os sinais de recuperação apresentados no mês passado, embora ainda não seja suficiente para determinar a retomada do crescimento no setor da construção.

“Se observarmos os números com profundidade podemos notar que o resultado positivo está fortemente baseado em ações pontuais e não corresponde a um desempenho geral da região. Com o fim destes resultados pontuais, podemos ter o retorno dos índices negativos já que não avistamos grandes movimentos macroeconômicos que nos levem a apostar em forte retomada da atividade econômica na construção civil”, observou Rosana.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*