Minha Cidade, Regional, Sua região

Consórcio Intermunicipal passa a monitorar manutenção de piscinões do ABC

Limpeza dos 19 piscinões da região será executada pelo DAEE. Foto: Eberly Laurindo O Consórcio Intermunicipal do ABC passará a monitorar os serviços de limpeza e manutenção dos 19 piscinões da região executados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), vinculado à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos.

Em reunião realizada nesta segunda-feira (13), o superintendente do órgão, Ricardo Borsari, afirmou que os trabalhos nos reservatórios do ABC serão permanentes ao longo de todo o ano e solicitou que a entidade regional realize o acompanhamento dos trabalhos. “Vamos trabalhar em cima de um novo cronograma com agilidade, dando continuidade à nossa parceria”, afirmou Borsari, durante o encontro realizado na Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

O novo cronograma prevê serviços de manutenção preventiva entre abril e outubro, considerado o período mais seco do ano, com predominância dos trabalhos de desassoreamento. Entre novembro a março, época de maior incidência de chuvas, ocorrerá o serviço contínuo de capinação e a manutenção corretiva dos equipamentos.

Borsari sugeriu também a realização de reuniões trimestrais entre técnicos das sete prefeituras e do DAEE para acompanhamento dos serviços realizados. O superintendente do órgão agendou sua participação na assembleia de prefeitos de junho para realizar uma avaliação dos trabalhos.

O secretário-executivo do Consórcio, Fabio Palacio, afirmou que as tomadas de decisão ganharam agilidade a partir da entrada do governo de São Paulo como participante da entidade. “A decisão de convidar o Estado foi acertada, e o resultado desta participação já está sendo visto nas agendas que estamos tratando. Os encaminhamentos ganharam agilidade graças a maior proximidade entre prefeitos, técnicos, secretários estaduais e superintendentes de órgãos ligados ao Palácio dos Bandeirantes”, destacou.

Piscinão Jaboticabal

A pauta da reunião também incluiu a retomada das discussões para construção do Piscinão Jaboticabal, na divisa de São Caetano e São Paulo. O reservatório é uma das intervenções apontadas pelo “Estudo Regional de Planejamento Estratégico da Macrodrenagem e Microdrenagem do Grande ABC”, apresentado em 2016 pelo Consórcio, para a melhoria da drenagem urbana da região.

Representante do Estado no Consórcio, o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, marcará reunião entre o prefeito São Caetano e o secretário municipal de Serviços e Obras de São Paulo, Marcos Penido, com o objetivo de destravar o reservatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*