Política-ABC, Regional, Sua região

Consórcio Intermunicipal do ABC debate programação para avançar na cooperação técnica com a cidade de Turim

Entidade regional debate programação para avançar na cooperação técnica com a cidade de Turim
Morando: “Os italianos ressaltaram que até para existir um sistema semafórico integrado é preciso de monitoramento”. Foto: Divulgação/Consórcio

A missão oficial do ABC a Turim, próxima etapa do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), desenvolvido pela União Europeia (UE), marcou o debate entre os prefeitos da região nesta terça-feira (6), durante a assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal do ABC. A viagem dos representantes da região à Europa acontece entre 14 e 17 de maio, para intensificar a troca de experiências entre as duas partes e formatar o projeto que será apresentado pela entidade regional ao bloco europeu até o fim deste ano.

Os prefeitos assistiram a um vídeo elaborado pelo Consórcio com trechos da visita da delegação italiana à região e à cidade de São Paulo, além de considerações dos visitantes sobre o modal de transporte na Região Metropolitana.

Monitoramento

Como destaque da primeira rodada da cooperação, ocorrida na última semana, o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), afirmou que o principal apontamento da delegação de Turim foi a necessidade de um centro de monitoramento regional e uma central de informações para o desenvolvimento de projetos de mobilidade, por meio da eficiência da informação.

“Os italianos ressaltaram que até para existir um sistema semafórico integrado é preciso de monitoramento, unificando as informações dos municípios em um único local. Esse seria o primeiro grande passo e é onde efetivamente nós vamos focar, com o objetivo de levar essa proposta no fim do ano para a União Europeia”, explicou Morando.

Também entre os dias 14 e 17 de maio, paralelamente à delegação técnica enviada pelo Consórcio a Turim, uma missão levará empresários da região para a cidade italiana. O encontro empresarial incluirá visitas às fábricas da Fiat e da fabricante de produtos aeronáuticos Alenia, além de rodadas de negócios entre empresários brasileiros e italianos.

Aplicativo

Será lançado na terça-feira (13) o aplicativo de celular que vai fornecer informações meteorológicas da região em tempo real, a partir de dados apurados pelo Centro de Gerenciamento de Emergências ABC (CGE) instalado no Consórcio. Os moradores da região poderão consultar a previsão do tempo e colaborar com o envio de informações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*