Minha Cidade, Santo André, Sua região

Consórcio inicia Formação Regional Gerontológica

Curso é destinado a servidores do ABC, em especial das áreas da saúde e assistência social. Foto: Divulgação

Os benefícios da prática de atividades físicas para idosos foram o destaque da aula inaugural da Formação Regional Ge­rontológica, realizada ontem (22), no Consórcio Intermunicipal do ABC. No primeiro encontro do evento, a professora e coordenadora do curso de Gerontologia da Universidade de São Paulo (USP), Rosa Sato Chubaci, falou sobre as consequências da prática no convívio social e na saúde da pessoa idosa.

“Segundo pesquisas, os países com maior longevidade são aqueles em que os idosos fazem atividade física e têm relações sociais. Hoje, a velhice está cada vez mais ativa”, afirmou. Entre as ações para gestão do envelhecimento e dos idosos, a coordenadora da USP apresentou aos participantes a Dança Sênior, originária da Alemanha. A iniciativa consiste em um conjunto de coreografias baseadas em danças folclóricas e de salão de vários países, adaptadas às possibilidades da pessoa idosa.

Rosa Chubaci apontou ainda projeções de que, em 2025, o número de idosos será próximo de 40 milhões no Brasil, que deve se tornar o sexto país com maior número de pessoas nessa faixa etária. A especialista ressaltou que o envelhecimento é um processo natural, universal, heterogêneo, individual, intrínseco e progressivo. “Trabalhando em prol do idoso estamos trabalhando para nós mesmos. Independente da condição social, cargo ou profissão, todos envelhecemos, é o ciclo da vida”, afirmou.

Servidores públicos

O curso é destinado a servidores públicos das sete cidades, em especial das áreas da saúde, assistência social, segurança, cultura, esporte e lazer, e também para interessados na temática. Em dez encontros semanais, a formação é composta por palestras e oficinas que tem como objetivo capacitar os participantes para o atendimento às pessoas idosas, tanto em seus espaços de trabalho, quanto no cotidiano.

Durante a cerimônia de abertura do evento, representantes do Grupo Te­­mático Pessoa Idosa do Consórcio apresentaram os serviços, programas e projetos em benefício ao idoso promovidos atualmente nos sete municípios do ABC.

Para a coordenadora do grupo, Patrícia Pellim, o bom atendimento dos idosos nos serviços é fundamental para a garantia da cidadania, assim como promover a qualidade de vida desse segmento da população. “Esta formação é elaborada pelos membros do grupo e realizada graças à participação do Consórcio, que forneceu sua infraestrutura. Nossa expectativa é que todos estejam abertos ao conhecimento transmitido durante o curso, para que possamos alcançar nosso objetivo”, afirmou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*