Economia, Notícias

Consórcio e Sebrae lançam 2ª fase do Programa Travessia

Setor de food trucks é um dos atendidos pelo programa. Foto: Divulgação/Sebrae
Setor de food trucks é um dos atendidos pelo programa. Foto: Divulgação/Sebrae

O Consórcio Intermunici­pal ABC, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as secreta­rias municipais de Desenvolvimen­to Econômico dos sete mu­ni­cípios da região lançaram a segunda fase do Travessia ABC. Trata-se de programa de apoio a empre­endedores informais, micro­em­preendedores indivi­duais (MEIs) e micro e pequenas empresas, com centenas de horas de qualificação e consultoria em diversos temas. Seu objetivo é apoiar os pequenos empreendedores na supe­ração dos efeitos econômicos da pandemia de covid-19.

Na primeira fase, a iniciativa atendeu mais de 100 empresas por meio de cursos e consultorias. A nova fase programa pretende alcançar mais de 500 empreendedores da região.

Segundo o Sebrae, o ABC pos­sui mais de 280 mil pequenos empreendimentos, em sua maioria gravemente afetados pela pandemia, o que coloca em risco os aproximadamente 625 mil postos de trabalho gerados por estas empresas.

A parceria regional foca no fornecimento de apoio consultivo aos empreen­dedores dos setores mais afetados, tanto para o atual momento da fase emergencial do Plano São Paulo, com foco específico em controle de despesas e manutenção de faturamento por meio de vendas na internet; quanto para as aguardadas fases menos restritivas, nas quais muitas atividades terão que se reinventar e se adaptar à nova realidade.

Os setores contemplados pe­lo Travessia para o primeiro se­­mestre foram indicados pelas Se­cretarias de Desenvolvimento dos sete municípios. Os setores inicialmente atendidos serão o da alimentação (barracas, foodtrucks e restaurantes), beleza (manicures e cabeleireiros), varejo, confecção e costura, escolas, turismo (guias, mo­nitores e agências) e artesanato.

A primeira turma da segunda fase do programa Travessia ABC será direcionada a todos os setores econômicos e terá início em 15 de abril, com foco na travessia da atual fase emergencial. A partir de maio serão iniciadas as turmas estruturadas por setores.

As inscrições para todas as turmas deverão ser feitas na página da Escola de Governo do Consórcio (escoladegoverno.consorciograndeabc.page). Mais informações pelo Whatsapp 4433-4278.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*