Política-ABC, Santo André, Sua região

Consórcio e Braskem consolidam proposta para criar cadeia de reciclagem na região

Representantes do Consórcio Intermunicipal e da petroquímica Braskem se reuniram ontem (19) a fim de entregar projeto que visa a captação de recursos para a implementação de ações de gestão de resíduos sólidos e inclusão social na região.

Contratado pela Bras­kem em parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), o documento foi elaborado pela consultoria Mãos Verdes, com o apoio do Comitê de Programa Resíduos Sólidos do Consórcio, e traz proposta para implementação de ca­deia de reciclagem no ABC.

Consórcio e Braskem vão apresentar o projeto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que possui linha de financiamento a cooperativas de catadores com recursos não-reembolsáveis, proveni­entes de Fundo Social.

O programa prevê a implementação de 162 ações na região em quatro anos, voltadas à reestruturação de sistemas de coleta, triagem e destinação final de resíduos com inclusão social das populações que vivem da reciclagem.

“Penso que esse trabalho é exemplar e dá sequência ao Plano Regional de Resíduos Sólidos, além de reforçar a lógica trilhada ao longo dos últimos anos, com o papel do Consórcio de construir projetos regionais de alta consistência”, disse o secretário executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, após a apresentação do estudo.

Projetos semelhantes foram apresentados em Salvador e Porto Alegre, cidade sede da consultoria.

“Este é um resultado prático daquilo que sempre se fala, a Parceria Público-privada (PPP), em uma união de esforços para resultados de alta qualidade”, comentou o gerente de relações públicas da Braskem, Flávio Chantre.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*