Representantes do Consórcio Intermunicipal e da petroquímica Braskem se reuniram ontem (19) a fim de entregar projeto que visa a captação de recursos para a implementação de ações de gestão de resíduos sólidos e inclusão social na região.
Contratado pela Braskem em parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), o documento foi elaborado pela consultoria Mãos Verdes, com o apoio do Comitê de Programa Resíduos Sólidos do Consórcio, e traz proposta para implementação de cadeia de reciclagem no ABC.
Consórcio e Braskem vão apresentar o projeto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que possui linha de financiamento a cooperativas de catadores com recursos não-reembolsáveis, provenientes de Fundo Social.
O programa prevê a implementação de 162 ações na região em quatro anos, voltadas à reestruturação de sistemas de coleta, triagem e destinação final de resíduos com inclusão social das populações que vivem da reciclagem.
“Penso que esse trabalho é exemplar e dá sequência ao Plano Regional de Resíduos Sólidos, além de reforçar a lógica trilhada ao longo dos últimos anos, com o papel do Consórcio de construir projetos regionais de alta consistência”, disse o secretário executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, após a apresentação do estudo.
Projetos semelhantes foram apresentados em Salvador e Porto Alegre, cidade sede da consultoria.
“Este é um resultado prático daquilo que sempre se fala, a Parceria Público-privada (PPP), em uma união de esforços para resultados de alta qualidade”, comentou o gerente de relações públicas da Braskem, Flávio Chantre.