Últimas Notícias

Consórcio ABC reúne nesta sexta especialistas para debater 30 anos do SUS

Criado em 1988 pela Cons­tituição Federal Brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde do mundo e, atualmente, elemento central no enfrentamento do novo coronavírus no Brasil. Em 1990, o Congresso aprovou a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080), que detalhou o funcionamento do sistema e garantiu o direito à saúde universal e gratuita para a população.

Como parte do calendário de ações em referência à data na região, o Consórcio Intermuni­cipal ABC promove nesta sexta-feira (18), por videoconferência, a partir das 14h, o evento “A trajetória de construção do SUS ao longo de 30 anos e sua importância no enfrentamento da pandemia da Covid-19”.

Com mediação da médica sanitarista Aparecida Linhares Pimenta, o encontro terá como debatedores o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn; o ex-titular da pasta David Uip, reitor da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Também participam do debate Lenir Santos, presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa); Nelson Rodrigues dos Santos, conselheiro do Idisa; e Ênio Servilha Duarte, ex-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-SP).

A participação é gratuita poderá ser realizada pelo computador, acessando diretamente o link https://meet.google.com/zad-rmgk-gvr e também pelo celular.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*