Minha Cidade, Regional, Sua região

Consórcio ABC participará de painel de programa internacional da União Europeia

Entidade apresentou o projeto do Centro de Controle Operacional. Foto: Divulgação/Consórcio ABC
Entidade apresentou o projeto do Centro de Controle Operacional. Foto: Divulgação/Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou nesta semana do evento “Cidades e regiões abrindo caminho para a neutralidade climática até 2050”, promovido pelo Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), iniciativa da União Europeia. Durante o encontro, realizado por videoconferência, a entidade regional foi convidada para compor mesa do painel que discutiu os desafios da governança multinível para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Junto à região metropolitana de Chicago e da Finlândia, o Consórcio ABC apresentou o projeto-executivo do Centro de Controle Operacional (CCO Regional), que foi concluído recentemente e que teve contribuições tecnológicas advindas da parceria com a cidade de Turim, na Itália. O êxito da parceria permitiu que a entidade regional estivesse presente no evento de encerramento do programa.

Marcos Murasaki Cardoso, membro da delegação do ABC no programa e consultor do projeto, destacou em sua apresentação as características e os desafios das sete cidades na área. Além disso, enfatizou que o CCO irá contribuir para a melhoria da mobilidade urbana na região e auxiliará com a diminuição da emissão de gases de efeito estufa.

“A parceria com a cidade de Turim, que possui características semelhantes com o ABC, possibilitou que o projeto do Consórcio ABC fosse elaborado de acordo com a tecnologia de ponta. Com isso, ganhamos em mais qualidade, desenvolvimento e garantia de que estamos em um bom caminho de excelência para efetivarmos o centro regional”, disse Marcos Murasaki.

Em outubro de 2017, o Consórcio ABC foi selecionado entre mais de 200 projetos para participar do Programa Internacional de Cooperação Urbana. No mesmo mês, a União Europeia anunciou oficialmente Turim como o município parceiro do colegiado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*