Últimas Notícias

Consórcio ABC capacita agentes públicos para planos plurianuais alinhados a objetivos da ONU

O Consórcio Intermunicipal  ABC capacitou agentes públicos para elaboração de planos plurianuais (PPA) regional e municipal alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os encontros reuniram mais de 100 participantes, incluindo agentes públicos das sete cidades e de outros estados.

Realizado na terça (29) e nesta quarta-feira (30), o curso é uma iniciativa da Escola de Governo e Desenvolvimento Regional do Consórcio ABC, com o objetivo de trabalhar com gestores municipais formas de aplicar no PPA os ODS para a Agenda 2030. O instrumento é um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos da ONU e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.

O primeiro dia da oficina foi ministrado pela assessora do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS na Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Miriam Barreto.

“Essa oficina para o Grande ABC é a primeira atividade do gênero realizada pela FNP e será usada pela entidade como modelo a ser replicado para municípios de todo do Brasil”, explicou.

A oficina detalhou os 17 ODS que compõem a Agenda 2030, mostrando que as propostas estão interconectadas e representam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Nesta quarta-feira, Zuleica Goulart, coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, apresentou a iniciativa e ferramentas que contribuem para governos e sociedade civil promoverem o desenvolvimento sustentável nos municípios brasileiros.

Para o secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, o conteúdo da oficina é fundamental para que os programas e as ações a serem desenvolvidas nos municípios e na região sejam alinhados aos ODS.

“As propostas da Agenda 2030 têm a intenção de sincronizar objetivos nacionais e diretrizes internacionais. A oficina foi elaborada com o objetivo de contribuir para essas iniciativas tomarem forma”, afirmou Acacio Miranda.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*