Últimas Notícias

Consórcio ABC articula com Estado pacote de apoio à população LGBT

O Consórcio Intermunicipal ABC articula com o go­verno estadual ações de apoio à população LGBT da região. A entidade regional recebeu, nesta sexta-feira (13), o coordenador estadual da Diversidade Sexual, Marcelo Gallego, para debater projetos conjuntos.

Um dos temas da reunião foi a elaboração de pesquisa quanti-qualitativa LGBT no ABC, que seria uma espécie de censo para essa população. A iniciativa já foi aprovada pelos prefeitos em assembleia em novembro de 2017, e atualmente o Consórcio ABC busca captação de recursos para viabilizar a ação, seja por verba própria ou por emendas parlamentares.

“É de extrema importância a realização desse censo para dar alicerce a outras políticas regionais voltadas à população LGBT, para conhe­cimento de quantas pessoas serão abrangidas e como. Nossa Diretoria de Progra­mas e Projetos fará contato com deputados interessados em apoiar financeiramente a proposta”, afirmou o secretário-executivo da entidade regio­nal, Edgard Brandão.

Outro assunto debatido no encontro, por sugestão de Gallego, foi a articulação regional entre as ouvidorias municipais para um padrão de recebimento de denúncias de LGBTfobia. A proposta será levada para apreciação da assembleia de prefeitos. A ideia é que as queixas sejam encaminhadas pelos municípios à Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, a fim de que sejam dados os encaminhamentos necessários.

Foi debatida, também, a proposta do governo do Estado, já aprovada e com a data prevista para dia 11 de dezembro, sobre o Casamento Igualitário Coletivo para População LGBT do ABC. “Foi um sucesso a rea­lização do casamento igualitário coletivo na cidade de São Paulo, uma ação inclusiva que será de grande ade­são também no ABC”, afirmou Gallego. O Consórcio ABC buscará parcerias para disponibilização de espaço e infraestrutura para a realização do evento.

A reinserção das pessoas trans por meio da inclusão em programas municipais de trabalho já existentes também foi pauta da reu­nião. O Grupo de Trabalho (GT) LGBT da entidade regional formatará projeto para valorização profissional dessa população na região.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*