Regional, Sua região

Consórcio ABC anuncia reabertura de parques na próxima semana

ABC anuncia reabertura de parques na próxima semana
Morando autorizou abertura dos parques a partir de quarta-feira. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

O Consórcio Intermunicipal ABC informou nesta sexta-feira (10), por meio de nota, que os prefeitos da região aprovaram a reabertura dos parques municipais a partir da próxima semana. “Conforme definição dos prefeitos, cada município consorciado publicará decreto próprio sobre a questão, determinando datas e horários de funcionamento, conforme as diretrizes do go­verno do Estado. O ABC está atualmente na fase 3 (faixa amarela) do Plano São Paulo, que trata da reabertura gradual das atividades no Estado”, diz a nota.

A decisão segue anúncio do governador João Doria nesta sexta-feira, de retomada gradual de visitação dos parques estaduais na capital, que também se encontra na fase amarela do Plano São Paulo. Nove dos 16 parques estaduais estarão abertos com restrição de portões e de horário de funcionamento e regras específicas.

A Prefeitura de São Bernardo informou nesta sexta-feira que vai autorizar a reabertura de cinco parques e uma praça a partir de quarta-feira (15). O prefeito Orlando Morando determinou a publicação de decreto que estabelece as regras sanitárias de funcionamento dos equipamentos públicos municipais contemplados hoje (11). Com exceção da Chácara Silvestre, que estará aberta à população no horário das 6h às 18h, os demais equipamentos funcionarão de segunda a segunda-feira, das 6h às 22h.

Não poderão abrir o Parque da Juventude Città Di Maróstica, a Cidade da Criança, no Jardim do Mar, o Parque Natural Municipal Estoril, além das Arenas e Praças-Parques. Segundo informado nesta sexta-feira pelo governo do Estado, os parques temáticos e de diversão poderão reabrir a partir de 12 de outubro em regiões que estejam na fase verde há pelo menos 28 dias consecutivos.

“Estamos trabalhando pa­ra um retorno gradativo e responsável das atividades para nossa população e isso só é possível graças ao nosso esforço contínuo e investimento na saúde e enfrentamento ao coronavírus. O novo normal é possível, desde que todo mundo colabore, siga as regras e os protocolos sanitários”, destacou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB).

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, afirmou em live nesta sexta-feira, que os parques da cidade vão abrir a partir da próxima sexta-feira (17). Serra destacou, ainda, que academias, escolas de dança e afins poderão retomar atividades na próxima segunda-feira (13). “Estamos finalizando todas as medidas de higienização, distanciamento e informação dentro dos parques. De forma geral, vão abrir das 6h às 18h, alguns terão horários diferenciados pelo perfil”, pontuou.

Até o fechamento da matéria, as demais prefeituras não haviam se manifestado sobre a reabertura de parques

CASOS NO ABC

Segundo balanço divulgado pelo Consórcio ABC, nesta sex­ta-feira, até as 8h, a região contabilizava 28.550 casos confirmados do novo coronavírus, com 1.316 mortes em decorrência da doença. A taxa de letalidade no ABC está em 4,6%.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*