
A Copa América está adiada para 2021. Seguindo os passos da Uefa, que também determinou o postergamento da Eurocopa para o próximo ano em função do surto de coronavírus, a Conmebol determinou nesta terça-feira (17) que seu torneio de seleções também não será realizado em 2020 por causa da pandemia do coronavírus.
A competição de 12 seleções vai ser disputada, assim, de 11 de junho a 11 de julho de 2021, na Colômbia e na Argentina, definidas anteriormente como sedes do torneio. Os dois países estão mantidos, assim como os grupos e o formato de disputa. Até a data é bem semelhante, pois neste ano a Copa América estava marcada para 12 de junho a 11 de julho.
No sorteio realizado anteriormente, o Brasil, o atual campeão da Copa América, havia sido apontado como cabeça de chave do Grupo B, ao lado da anfitriã Colômbia e também de Equador, Peru, Venezuela e do Catar, convidado do torneio, assim como a Austrália, que está na outra chave (A), da Argentina.
Segundo a Conmebol, a decisão foi adotada com o apoio dos presidentes das federações que a compõem, além dos governos dos países-sede, destacando que, neste momento, a prioridade é proteger a saúde e a segurança de seleções, torcedores, imprensa e cidadãos.
“É uma medida extraordinária para uma situação inesperada e, portanto, responde à necessidade fundamental de evitar a evolução exponencial do vírus, presente já em todos os países das Associações Membro da Confederação. Para a Conmebol, não foi fácil tomar essa decisão, mas devemos sempre proteger a saúde dos nossos atletas e de todos os agentes que fazem parte da grande família do futebol sul-americano”, disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
O dirigente também indicou que a Uefa foi consultada para a tomada da decisão. Anteriormente, a Conmebol havia decidido ajustar seu torneio de seleções ao calendário da Uefa, que também precisou adiar a Eurocopa. “Agradecemos a Uefa e a seu presidente, Aleksander Ceferin, pelo trabalho conjunto e pela decisão coordenada de postergar a Eurocopa 2020 em benefício de toda a família do futebol”, acrescentou o dirigente sul-americano.
A Copa América não é a única competição sul-americana afetada pelo surto de coronavírus. Anteriormente, o início das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, que teriam os primeiros jogos disputados de 27 a 31 de março, foram adiados, com data a definir. Da mesma forma, os jogos da Copa Libertadores, que teria mais uma rodada da fase de grupos nesta semana, também foram suspensos.