Arte & Lazer, Música

Concertos da Orquestra Sinfônica encerram a 5ª Oficina de Regência no Teatro Municipal de Santo André

O Teatro Municipal recebe neste final de semana concertos da Orquestra Sinfônica de Santo André, no encerramento da 5ª Oficina de Regência Orquestral da cidade. As apresentações acontecem no sábado (23), às 20h, e no domingo (24), às 19h. A agenda do fim de semana terá ainda ensaio aberto de teatro, contação de histórias, roda de leitura de carnaval e apresentação de Banda Lira, além de exposições a atividades de lazer.

A abertura da ópera Navio Fantasma, de Richard Wagner, abre os concertos especiais da OSSA no sábado e domingo. O programa terá ainda a sonata para viola n. 1 Op. 120, de Johannes Brahms e Luciano Berio, com a participação do solista Alexandre Razera (viola) e a sinfonia n.1 em dó menor, Op. 68. de Johannes Brahms. Os seis participantes da oficina se revezarão na regência dos músicos, com o acompanhamento do maestro Abel Rocha. Os ingressos podem ser trocados por material escolar (caixa com 12 lápis de cor ou caixa de giz de cera) na bilheteria do teatro duas horas antes de cada apresentação. O endereço do teatro é Praça IV Centenário, s/n, Centro.

Outras atividades

Hoje, às 10h e 15h, na Casa da Palavra Mário Quintana, o Grupo Los del Barco realizará os ensaios abertos das peças ‘O Voo do Pássaro’ e ‘Era do Urso’. A atividade é destinada aos participantes das oficinas realizadas durante a semana. Indicação: 16 anos. A Casa fica na Praça do Carmo, 171, Centro.

A Companhia Os Rouxinóis realiza contação de histórias neste sábado, às 10h, no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa. E a partir das 14h, a Biblioteca da Vila Floresta realiza uma Roda de Leituras e Cantorias especial de Grito de Carnaval com as tradicionais marchinhas, além de frevo e forró com a participação do sanfoneiro sr. Luis. O endereço é Rua Parintins, 344.

A Banda Lira realiza sua apresentação mensal neste domingo, às 15h, na concha acústica do Parque Antonio Fláquer (Ipiranguinha), No repertório, canções nacionais e internacionais. O parque está localizado na Rua Sete de Setembro, s/n, na Vila Alzira. Atividades gratuitas.

Exposições

O universo dos quadrinhos é o tema da exposição ‘Café Ilustrado’, em cartaz na Sala Especial do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa. Idealizada por Thina Curtiss e Fabi Menassi a mostra tem como foco a região do ABC.

No museu o público pode conferir outras exposições como ‘Hoje há Ensaio’, de Rodrigo Silva. Em seu trabalho, o artista compartilha o mérito da construção da ferrovia que ligou Santos a Jundiaí não só aos ingleses, mas também aos trabalhadores brasileiros e imigrantes, que garantiram a mão-de-obra para a construção desta que foi a primeira ferrovia do Estado de São Paulo. O museu está aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e sábados das 9h às 14h30. O endereço é Rua Senador Fláquer, 470, Centro. Entrada franca.

Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto a atração é a exposição ‘Ele por ele mesmo’, de Betto Damasceno. São 24 autorretratos que permitem ao visitante sentir a alma do artista: revoltado, estupefato, patético, sarcástico, como uma figura perdida na noite, um cidadão fantasma, mas também como um ser reflexivo, compreensivo e amoroso. Curadoria de Enock Sacramento. Visitas gratuitas até 2 de março, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h. A Casa do Olhar está localizada na Rua Campos Sales, 414, Centro.

Lazer

O projeto Domingo no Paço conta com série de atividades de lazer gratuitas no estacionamento do Paço Municipal. Sempre das 10h às 16h. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro.

Outras opções de lazer são a Brinquedoteca do Parque Chácara Pignatari. O endereço é Avenida Utinga, 136, Vila Metalúrgica. O funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 9h às 12h, e das 13h30 às 16h30; e a Ludoteca do Parque Prefeito Celso Daniel aberta de terça-feira a domingo das 9h às 12h, e das 13h às 16h30. O parque está localizado na Avenida Dom Pedro II, 940, no bairro Jardim. Atividades gratuitas. Neste domingo (24), não haverá a ciclofaixa de lazer.

A agenda cultural da cidade é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4433-0652, ou no site: http://culturaz.santoandre.sp.gov.br/.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*