Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Comissão para estudar violência contra a mulher em São Bernardo elege composição

Danilo Lima: “temos de cuidar de nossas munícipes”. Foto: Divulgação
Danilo Lima: “temos de cuidar de nossas munícipes”. Foto: Divulgação

Os vereadores de São Bernardo elegeram, nesta terça-feira (20), presidente, vice e relator da Comissão Especial destinada a estudar a violência contra a mulher no município. Danilo Lima (PSDB), autor da proposta, foi escolhido para presidir a Comissão. A vereadora Ana Nice (PT) foi esco­lhida vice-presidente e Julinho Fuzari (DEM), o relator.

“Embora seja um tema sobre o qual nós vereadores não tenhamos poder para legislar, podemos, sim, verificar e propor medidas. Vamos atacar esse problema e levar os levantamentos e as conclusões da Comissão Especial a outras esferas legislativas, como a Assembleia Legislativa e à Câmara Federal. Temos de encontrar alternativas para cuidar de nossas munícipes, porque a violência acontece dentro da nossa cidade”.

Segundo o parlamentar, a violência contra a mulher tem aumentando de forma significativa nesses tempos de pandemia, justamente pelo aumento do tempo de convívio das pessoas nos lares. Danilo Lima destacou que breve estudo re­velou que o agressor sempre está muito próximo da vítima, como marido, companheiro, pais, tios, filhos, enteados.

O parlamentar destacou que sua proposta objetiva dar mais visibilidade ao problema, para tirar do silêncio vozes que sofrem caladas e propor medidas que sejam realmente eficazes.

A Comissão Especial tem prazo de 120 dias prorrogável por igual período.

A ideia inicial é visitar os órgãos que trabalham com o assunto, para entender o mecanismo de atendimento desses casos.
“Precisamos, primeiro entender o mecanismo, o processo do início ao fim e verificar como ele pode ser ser aperfeiçoado.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*