
O Consórcio Intermunicipal ABC recebeu ontem (19) comissão de vereadores da região para apresentação sobre BRT (Bus Rapid Transit, em inglês, ou Transporte Rápido por Ônibus, em português), sistema estudado pelo governo do Estado para a Linha 18-Bronze do Metrô, que deve ligar São Bernardo à Capital, passando por Santo André e São Caetano. Na semana passada, o mesmo grupo de parlamentares participou de palestra sobre monotrilho, modal projetado inicialmente para o trajeto.
Participaram do encontro os vereadores Fabio Lopes (Cidadania, Santo André), Edison Parra (PSB, São Caetano) e Adelto Cachorrão (Avante, Mauá), além do secretário-executivo do Consórcio, Edgard Brandão, além de assessores de outros parlamentares da região.
O grupo recebeu o urbanista e consultor de trânsito e transportes Flaminio Fichmann, que fez apresentação e defesa do sistema BRT à comissão. “Fui convidado pelos vereadores para falar sobre esse modal, não especificamente sobre se é ou não solução para o ABC. Mostrei o que tem no mundo nessa área, do ponto de vista de tecnologia e capacidade”, afirmou.
ENTENDA
A Parceria Público-Privada (PPP) para construção e operação da Linha 18-Bronze do Metrô foi assinada com o governo do Estado em 2014. No entanto, o início das obras esbarrou em questões financeiras e falta de recurso para as desapropriações.
Em março, o governador João Doria (PSDB) anunciou que a secretaria estadual dos Transportes Metropolitanos (STM) faria estudo para saber qual a melhor forma de tirar o projeto do papel, se pela proposta original ou com mudança de modal, tendo o BRT como opção ao monotrilho. A perspectiva é que haja uma definição ainda neste mês, segundo o governo estadual.
“Antes de defender cada modal, nossa frente parlamentar quer conhecer opções, projetos e estudos de viabilidade para depois definir qual sistema queremos para o ABC”, disse o vereador Fabio Lopes, eleito o presidente da frente parlamentar regional.
“A criação da Linha 18- Bronze está em discussão dentro do Consórcio Intermunicipal desde sua origem. Estamos abertos para auxiliar os parlamentares a conhecer os sistemas que estão sendo sugeridos para essa ligação do ABC com a Capital pelo transporte público”, disse o secretário-executivo do Consórcio, Edgard Brandão.
Santo André, São Caetano,Mauá e Ribeirão Pires já temos trilhos da Cptm como base, e o porquê de São Bernardo não utilizar a Via Anchieta como base saindo do Riacho Grande até o Sacomã, não haveria custo nenhum da desapropriação.