Economia, Notícias

Comércio varejista do ABC prevê alta de até 10% nas vendas do Dia dos Pais

Dia dos Pais Data é “termômetro” para o período mais importante do ano, que compreende Dia das Crianças, Black Friday e Natal
Mauá Plaza terá sorteio de moto e exposição de carros clássicos. Foto: Divulgação

A desaceleração do varejo ex­pressa em dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não abalou o otimismo do comércio do ABC, que prevê aumento de até 10% nas vendas relativas ao Dia dos Pais, a ser come­mo­rado no próximo dia 11.

A data funciona como “termômetro” para o período mais importante do ano para o setor e que compreende Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Em maio, segundo o IBGE, o volume de vendas do varejo registrou a segunda retração mensal consecutiva, com queda de 0,1% ante abril. O resultado foi interpretado pelo mercado como sinal de estagna­ção no consumo das famílias, em um cenário de lenta e gra­dual recuperação do mercado de tra­balho, puxada pela abertura de vagas sem carteira assinada.

“O consumidor ainda não es­tá tão confiante, mas o apelo emocional (do Dia dos Pais) não deixará a data passar em branco”, apostou Valter Moura, pre­si­dente da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo (Acisbec), que prevê alta de 3% a 5% nas vendas da data ante o apurado no ano passado. A entidade reconhece que a instabilidade econômica ainda preocupa o consumidor, mas estima tíque­te médio de R$ 150 na data.

O Dia dos Pais coincide com o início das liquidações de inverno, o que deve favo­recer as vendas no segmento de vestuário. “Camisas, blusas e gravatas podem ser boas opções para pais e avôs – que, geralmente, também são presenteados”, dis­se o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Dia­dema, José Manuel Vieira de Mendonça, que projeta aumento de 5% no faturamento.

Para as próximas datas co­memorativas, as vendas devem ser favorecidas pela liberação do saque de R$ 500 das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O calendário de pagamentos deve ser anunciado na próxima segunda-feira (5). Também de­ve pesar positivamente o fato de que Dia das Crianças, Black Friday e Natal são datas de maior apelo de consumo.

PROMOÇÕES

O otimismo é maior entre os shop­pings, que apostam em sorteios de carros e motos para convencer o consumidor a presentear na data.

É o caso do Mauá Plaza, que projeta alta de 9,7% nas vendas. O centro de compras vai presentear dois sortudos com motos BMW G/G310GS e 3 mil clientes com miniaturas de carros clássicos. Podem participar clientes que fizerem compras acima de R$ 250 – as notas fiscais dão direito a um cupom para participar do sorteio.

O público também poderá conferir exposição exclusiva com seis carros clássicos. “A paixão por carros e motos está presente nas famílias desde a infância até os mais ve­lhos. Nada melhor do que resgatar esse sentimento”, afirmou a gerente de marketing do Mauá Plaza, Ariane Oliveira.

Com expectativa de cresci­men­­to de 6% nas vendas, o Shop­ping Praça da Moça, de Dia­dema, vai sortear um auto­móvel Hyundai HB20 e seis corridas no kartódromo de Interlagos para o ganhador e 11 convidados. Podem participar da promoção, que vai até o dia 25, clientes que fizerem compras acima de R$ 150.

Em comemoração à data, o projeto Show no Praça trará banda cover dos Rolling Stones na quinta-feira (8), às 19h30.
O Shopping Metrópole, de São Bernardo, também vai sor­tear uma moto, uma BMW Mo­torrad. Para participar, o clien­te terá de somar R$ 200 em com­pras nas lojas participantes.

A paixão de pais e filhos por motocicletas e tecnologia também é a aposta do Atrium Shopping, de Santo André, que vai sortear uma Yamaha YZF-R3 e dois smartphones Samsung Gala­xy S10 Plus. Cada R$ 150 em compras darão direito a um cupom para concorrer aos prêmios.

O ParkShopping São Caetano vai sortear um SUV Chevrolet Equinox e um vale-compras de R$ 10 mil. Podem participar clientes que fizerem compras acima de R$ 350 nas lojas.

O Shopping ABC, de Santo André, vai sortear quatro viagens para a Serra Gaúcha. A cada R$ 300 em compras, o cliente ganha cupom para participar, além de levar para casa uma garrafa de vinho Miolo.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*