A região do comércio popular da Capital teve ruas lotadas ontem (23) e comerciantes esperam mais gente hoje em busca de um presente de última hora para o Natal.
Segundo a Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), cerca de 350 mil pessoas passaram pelo local na região central da Capital, e a rua 25 de Março, também no Centro, esteve lotada ontem.
A entidade acredita que, devido às dificuldades econômicas do país, mais pessoas passaram pela região neste final de ano em busca de preços mais baixos.
Para a advogada Talita Andrade, 27 anos, da Vila Bertioga (bairro da zona leste da Capital), a palavra de ordem nas compras era economia. “Minha filha escolheu uma boneca de um personagem, mas levarei de outro por ser mais barato”, disse Talita, em visita à rua 25 de Março.
Última hora
Os lojistas notaram que neste ano muitos consumidores deixaram para fazer as compras mais perto do Natal. Em geral, as vendas começam a se aquecer em novembro, o que não aconteceu neste ano.
A alta temporada de vendas costuma impulsionar a abertura de vagas temporárias no varejo do local, mas a recessão freou o ânimo dos lojistas.
A expectativa é de que o movimento seja ainda maior hoje. Lojistas esperam que 750 mil pessoas passem pela região central.
Quem estiver pensando visitar a região deve ficar atento aos horários: a maioria das lojas do Brás abre às 8h e fecha às 16h. As lojas da 25 de Março também abrem hoje, a maioria até as 14h.