Diadema, Minha Cidade, Sua região

Começa em Diadema a Campanha Natal Solidário 2023

Entre os produtos perecíveis aceitos estão: arroz, feijão, fubá, farinha de trigo, farinha de mandioca, óleo, macarrão, leite integral e molho de tomate

A ação vai até o dia 22/12 e a cidade conta com 10 postos fixos para arrecadação de alimentos. As doações serão distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foto: Dino Santos/PMD
A ação vai até o dia 22/12 e a cidade conta com 10 postos fixos para arrecadação de alimentos. As doações serão distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foto: Dino Santos/PMD

Com a arrecadação de alimentos não perecíveis, começou em Diadema, a Campanha Natal Solidário 2023: Sua Fome me Incomoda. A ação realizada com o objetivo de combate à fome, acontecerá até o próximo dia 22 de dezembro e busca atender os 15 mil assistidos pelo Programa Banco de Alimentos e também pessoas em situação de vulnerabilidade social ligadas a entidades assistenciais da cidade.

A campanha conta com a colaboração dos diversos setores sociais de Diadema e para facilitar a entrega das doações, a Prefeitura estabeleceu 10 pontos fixos de arrecadação. Os pontos ficam dentro de espaços públicos, que receberão os alimentos de segunda a sexta-feira, no horário das 9h e 16 h.

Também durante o “Festival de Natal de Diadema”, que ocorre todo final de ano, na Praça da Moça, as pessoas podem deixar as doações. Este ano o evento será nos dias 8 e 17 de dezembro e a barraca para receber os alimentos ficará próxima a Casa do Papai Noel.

Os alimentos doados não podem apresentar embalagens abertas e prazos de validade vencidos. Entre os produtos perecíveis aceitos estão: arroz, feijão, fubá, farinha de trigo, farinha de mandioca, óleo, macarrão, leite integral e molho de tomate.

“Todos podem contribuir para a Campanha Natal Solidário de Diadema. Pode ser a entrega de um quilo de alimento, feita de forma individual, ou comestíveis conseguidos em ações coletivas realizadas por uma família ou por moradores de uma rua”, ressalta o secretário de Segurança Alimentar (SESA), Gel Antônio.

Também são bem-vindas as doações realizadas por empresas ou condomínios residenciais da cidade e região. A própria SESA e o Fundo Social de Solidariedade de Diadema, organizador do evento, estão em contatos com empresários e síndicos para que mais donativos cheguem à campanha. “Já estamos conversando com os dois setores e toda ajuda é importante para que possamos levar alimentos à mesa de quem necessita”, afirma a presidente do Fundo Social, Inês Maria.

Mobilização e Gincana

A Campanha Natal Solidário também fará mobilizações nos bairros, visando a arrecadação de mais mantimentos. Junto com as organizações sociais parceiras do Banco de Alimentos e voluntários, serão realizados dois mutirões. Dia 25/11 a coleta será na Região Sul de Diadema, e dia 2/12, na Região Norte. Os dois mutirões vão acontecer das 10h às 13h e tudo que for arrecadado será dividido entre as organizações participantes.

Os funcionários municipais de Diadema também participarão da Campanha. Por meio de uma gincana, as secretarias vão concorrer a um café da manhã coletivo, com conceito na alimentação saudável, e ganha quem conseguir doar mais alimentos. Nos últimos dois anos a pasta vencedora foi Assuntos Jurídicos, com a equipe de funcionários doando mais 4 mil quilos de alimentos para o Natal Solidário.

Em 2022 o Natal Solidário arrecadou mais de 38 toneladas de alimentos em Diadema A ação é uma continuidade da “Campanha Sua Fome me Incomoda”, realizada pelo Município, desde 2021, de forma permanente, e que tem como órgão executor o Comitê de Combate à Fome de Diadema. A representação tem participações de várias secretarias municipais e do Fundo Social de Solidariedade.

Para saber os endereços dos 10 postos fixos de entrega de alimentos e outras formas de colaboração com o Natal Solidário 2023 acesse: https://combateafome.diadema.sp.gov.br/ .

Também são aceitas entregas de doações, diretamente, no Banco de Alimentos de Diadema, que fica na Rua Marechal Floriano, 289, Centro. O Banco atende das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e com contato prévio as contribuições podem ser retiradas.

Para tirar dúvidas sobre a retirada ou entrega de alimentos, ou outras informações, o telefone é o 4057-8005.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*