Arte & Lazer, Teatro

Com ‘Profetas da Selva’, Cia Dual Cena Contemporânea ocupa complexo da Funarte

“Profetas da Selva”, o mais recente trabalho da Dual Cena Contemporânea, companhia dirigida por Ivan Bernadelli, ocupa a Sala Renée Gumiel do complexo Cultural da Funarte SP, em curta temporada de 25 a 27 deste mês (sexta e sábado, 19h; domingo, 18h).

O espetáculo propõe a recomposição de danças praticadas pelas etnias Tupi e Guarani no século XV, para evocar a mitologia ao redor do chamado “profetismo tupi-guarani”, cujo tema principal consistiria nas grandes migrações “místicas” dirigidas por xamãs, em busca de um lugar perfeito, ‘Yvy Marã ey’, a Terra Sem Mal, onde deuses e homens seriam iguais e cujo acesso se daria por meio de jejuns e danças, conduzidos por profetas.

Foto: Divulgação

A criação resulta de constantes e intensos intercâmbios nas aldeias Guarani Guyrapa-Ju e Krukutu, no Estado de São Paulo, tendo como premissa o envolvimento dos integrantes da Dual com a rotina de trabalho, os rituais cotidianos e festivos, as danças na casa sagrada, a religiosidade, o canto, a música e as pinturas corporais, que foram re-elaboradas e propostas cenicamente.

A pesquisa teve coordenação de Roger Muniz, que também se responsabilizou pelo intercâmbio nas aldeias indígenas. Edson Tosta Matarezio orientou a pesquisa musical; Osvaldo Gazotti fez o projeto de iluminação; a cenografia é de Mauro Martorelli; e Mauro Nakata pinta as tatuagens nos corpos dos intérpretes.

Para compartilhar a pesquisa em cultura e mitologia indígena realizada ao longo do processo de criação do espetáculo, no sábado (26), a Dual desenvolve um Ciclo de Imersão Artística, dentro das atividades do Laboratório da Cena Funarte SP. A partir das 13h30, serão realizadas palestra, oficinas de Pintura Corporal e de Dança com foco na corporeidade do guerreiro indígena brasileiro, e Partilha Culinária, com comidas típicas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cia.dual@hotmail.com.

Depois da apresentação do espetáculo, a companhia abre ainda um bate-papo entre os bailarinos, equipe técnica e os participantes. No blog da companhia, textos, imagens e outros registros do processo de criação e da dinâmica dos intercâmbios nas aldeias, acessado pelo link: https://pedrasmovedicas.wordpress.com/2016/08/25/profetas-da-selva-notas-e-reflexoes-para-ler-a-obra/

Serviço – Funarte São Paulo – Sala Renée Gumiel, alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo – Telefone: 3662-5177.

Data e hora: 25 a 27 deste mês, sexta e sábado, 19h; domingo, 18h. Indicação: livre. Ingressos: R$10. (Reportagem Local)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*