Minha Cidade, Regional, Sua região

Com previsão de ventanias, prefeituras do ABC adotam medidas preventivas

Atualizada às 12h50 para novo posicionamento das prefeituras de Santo André e Mauá

Previsão é de tempestades e fortes rajadas de vento em toda a região metropolitana neste fim de semana

São Bernardo e Ribeirão Pires alteraram horários dos parques municipais devido à previsão de forte ventania e tempestades. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Prefeituras alteraram horários dos parques municipais devido à previsão de forte ventania e tempestades. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

As prefeituras do ABC cancelaram shows, eventos e alteraram o horário de parques, atendendo a orientação da Defesa Civil do Estado. A previsão de institutos climáticos é de tempestades e fortes rajadas de vento em toda a região metropolitana neste fim de semana.

Em São Bernardo,  todos os parques municipais de São Bernardo (Parque da Juventude, Chácara Silvestre, Salvador Arena, das Bicicletas, Vertical e Estoril) funcionarão somente até às 14h neste sábado (18/11), como medida de precaução. No domingo, a situação ainda será avaliada. A programação cultural prevista nos equipamentos também foi cancelada.

Nesta quinta-feira (16), a prefeitura já havia adiado a realização do Festival de Arte Preta, que traria show do cantor Péricles para a cidade no dia 20. Uma nova data para o evento será anunciada.

“Informação importante. O modelo aplicado em São Bernardo em que suspendemos os eventos abertos no fim de semana prolongado foi recomendado pelo governador. Por precaução, iremos ampliar o cuidado. Pela previsão, o momento é crítico. Em São Bernardo, os parques da cidade serão fechados a partir das 14h. Faremos nova análise do fenômeno climático para avaliar se repetiremos a decisão no domingo e segunda-feira. O monitoramento será permanente”, destacou o prefeito Orlando Morando, que participou de reunião convocada pelo Governo do Estado no Palácio dos Bandeirantes.

Ribeirão Pires

A Prefeitura de Ribeirão Pires adotou horário especial de funcionamento para os parques públicos neste fim de semana prolongado. Os parques Oriental e Prefeito Luiz Carlos Grecco funcionarão, entre sábado (18) e segunda-feira (20) – feriado da Consciência Negra, das 9h às 12h.

A medida de segurança atende recomendação da Defesa Civil do Estado, como forma de prevenção a possíveis ocorrências, como quedas de galhos de árvores. Na terça-feira (21), os parques estarão fechados para manutenção.

A Defesa Civil de Ribeirão Pires recomenda atenção aos moradores – em especial os que vivem em áreas de risco – durante a tempestade. Em caso de emergência, as equipes podem ser acionadas pelo telefone 199.

Diadema

Devido ao alerta da Defesa Civil, com previsão de fortes tempestades para os próximos dias, o show do Chico César como convidado da Lira Musical de Diadema e toda programação do Kizomba para o dia 20 de novembro, foram adiados, inclusive as que seriam realizadas nos Centros Culturais. “Em breve anunciaremos a nova data”, destacou a prefeitura.

Mauá

A prefeitura, em comunicado na tarde deste sábado (17), informou que os três parques – Parque da Juventude,  Guapituba e Ecológico da Gruta Santa Luzia fecham às 14h. A mesma medida poderá ser tomada neste domingo e na segunda-feira, a depender das condições climáticas.

São Caetano

A prefeitura também não alterou  horário de funcionamento dos parques municipais. Todos os parques têm funcionamento das 6h às 18h, com exceção do Espaço Verde Chico Mendes, do Província de Treviso, Parque Guaiamu e Parque Bosque do Povo, que são das 6h às 22h.

Santo André

Em Santo André, todos os parques  ficarão fechados a partir das 13h deste sábado . “O horário de reabertura será comunicado em breve, de acordo com análise do monitoramento meteorológico”, informou a prefeitura.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*