
A rede de saúde de Ribeirão Pires registrou alta de 53,4% no número de tomografias desde o início da pandemia pelo novo coronavírus. O exame é um dos solicitados para diagnóstico da covid-19.
Entre abril e junho deste ano, o Hospital e Maternidade São Lucas realizou 1.249 tomografias, contra 814 no primeiro trimestre. Vale destacar que o tomógrafo de Ribeirão Pires também atende moradores de outros municípios, como Rio Grande da Serra e Mauá.
“Seguimos as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado para o diagnóstico e encaminhamento dos pacientes com suspeita de coronavírus em nossa rede. Todo o paciente que precisa de internação no Hospital Municipal de Campanha da cidade, por exemplo, realiza a tomografia. Nossos profissionais seguem mobilizados nessa luta”, destacou o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, João Gabriel Vieira.
De março até o início deste mês, a rede municipal realizou 2.700 exames para COVID-19. Importante frisar que no Hospital e Maternidade São Lucas há protocolos específicos de atendimento e testagem. Todas as gestantes e pacientes internados na unidade realizam o teste para o coronavírus.
TOMÓGRAFO
A prefeitura realizou, em 2017, readequação estrutural no Hospital e Maternidade São Lucas para receber o tomográfo, adquirido em 2014, mas que ficou por três anos sem uso. Desde o início da operação do equipamento até o final de junho deste ano, a rede municipal de saúde realizou mais de 8.600 exames gratuitamente.
Precisamos concentrar os esforços nas áreas de saúde e saneamento básico para melhor enfrentar esse vírus.