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Com o Territory, Ford planeja conquistar fatia do mercado de SUVs médios

Com o Territory, Ford planeja conquistar fatia do mercado de SUVs médios
Territory traz elementos do mais recente design de SUVs da Ford, como a grade trapezoidal. Foto: Divulgação

LUIZ HUMBERTO MONTEIRO PEREIRA
AutoMotrix

Desde que apareceu pela primeira vez no Brasil, no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, o Territory deixou evidente a disposição da Ford de competir de verdade entre os utilitários esportivos médios. Trata-se de um dos segmentos que mais cresceram e, nos últimos anos, é dominado com folga pelo Jeep Compass, se­guido de longe por modelos como Volks­wagen Tiguan, GM Equinox, Kia Sportage, Chery Tiggo 7, Peugeot 3008 e Mitsubishi Eclipse Cross. Ou seja, veículos com muitos equi­pamentos e alto va­lor agregado, que oferecem às montadoras mar­­gens de lucro maiores que as obtidas entre os compactos.

Além do design imponente, a Ford pretende mostrar ao consumidor brasileiro que seu mais novo modelo traz outras credenciais, como generoso espaço inter­no, tecnologias de assistência ao motorista e muita conectividade.

O Territory foi desenvolvido em parceria com a Jiangling Mo­tors Corporation (JMC). A fa­bricante chinesa tornou-se mun­­dialmente famosa em 2015 de forma pouco edificante, ao lançar o Landwind X7, espécie de “genérico” do Land Rover Evo­­que. O modelo foi produzido até março de 2019, quando um tribunal chinês decidiu que o X7 copiava cinco elementos de design exclusivos do Evoque e or­denou o fim da produção. Porém, os tempos em que a indústria automotiva chinesa imitava os produtos alheios parecem ter ficado para trás. Agora, o Territory chega com a “chancela” da Ford e a responsabilidade de re­presentar as tradições da marca norte-americana em SUVs.

Produzido na fábrica chinesa de Xiaolan, o Territory desembarca no Brasil como mode­lo 2021 em duas versões (SEL e Titanium), ambas com motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI a gasolina de 150 cv e transmissão CVT.

Em termos de estilo, o Territory tem presença marcante com elementos do mais recente design de SUVs da Ford, como a característica grade dianteira trapezoidal. O capô alto, o entre-eixos longo e a traseira curta de­senham perfil dinâmico. Os faróis, as luzes diurnas e as lanternas de LED reforçam a assinatura luminosa tecnológica. Apliques na parte inferior dos para-choques e faixa escura que contorna a base da carroceria realçam a robustez. As caixas de rodas são projetadas para fora e o nome “Territory” aparece na traseira, em letras cromadas.

A versão SEL traz rodas de liga leve de 17 polegadas, enquanto a Titanium se diferencia visual­mente pelo teto pintado de preto, pelas rodas de 18 polegadas, pelas maçanetas cromadas e pelos re­trovisores com luzes de aproximação e rebatimento elétrico.

A distância de entre-eixos, de 2,71 m, é a maior da cate­goria de SUVs médios no Brasil. A Ford diz que, com 1,93 m de largura (sem espelhos) e 4,58 m de comprimento, o novo SUV é líder em espaço interno e conforto para passageiros. Segundo a montadora, nos bancos da fren­te, o Territory é o maior em espaço do assento ao teto e vão livre para a cabeça; no traseiro, é maior que os competidores diretos em espaço para pernas e joelhos.

No interior, com console central elevado e teto solar pa­norâmico elétrico de série, a versão SEL traz tom escuro, na cor Black Charcoal, e bancos com revestimento premium. O banco traseiro, além de possuir descansa-braço rebatível com porta-copo, conta com saí­das do ar-condicionado automático digital e entrada USB.

A Titanium tem interior cla­ro – tendência em alta no segmento premium – parcialmente em cou­ro, com sistema de aqueci­mento e resfriamento para os passageiros da frente. Apliques de textura amadeirada reforçam o requinte, e porta-ob­je­tos de vá­rios formatos contri­buem pa­ra a conveniência a bordo.

Conectividade é um tema particularmente valorizado pelos consumidores de SUVs médios, e o Territory não quer fazer feio nesse aspecto. Sua central multimídia Sync Touch, desenvolvida exclusivamente para a América do Sul, tem a maior tela da ca­tegoria, de 10,1 polegadas, modos de exibição personali­zados e conexão sem fio com Apple CarPlay. O carregador sem fio para celular no console, com tecnologia que per­mite dois modos automáticos de carregamento, é outra exclusividade no segmento.

O Territory é o único entre os rivais com modem embarca­do para acesso e comando remoto do veículo, usando o aplicativo FordPass no celular e o novo FordPass Connect. O sistema permite trancar e des­travar portas, dar partida acionando o ar-condicionado, checar a pres­são dos pneus e o nível de combustí­vel e localizar o veículo remotamente, além de receber alertas de funcionamento, de aci­onamento do alarme e dar acesso ao ma­nual do proprietário digital.

Os serviços do FordPass Co­n­nect serão disponibilizados gratuitamente para os proprietários durante o primeiro ano de uso – a Ford não informa qual será o preço após esse período.

Em termos de segurança, o Territory é equipado de série com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, ganchos Isofix e retrovisor interno eletrocrômico. A versão Titanium agrega conjunto mais avançado de tecnologias de assistência ao motorista, incluindo câmera de 360º com visualização pano­râmica.

Também é de série na versão top de linha o piloto automático adaptativo com Stop & Go, que seleciona a velocidade e quatro níveis de distância do veículo à fren­te. A função freia o SUV totalmente quando o trânsito para e volta a acelerar automaticamente em paradas de até três segundos.

Os alertas de colisão frontal com frenagem automática, de saída de faixa e de ponto cego, o estacionamento automático e os faróis com acendimento automático são outros equipamentos da versão Tiitanium.

Ainda é de série no Territory top de linha o painel de instrumentos inteligente, totalmente digital, com tela colorida de dez polegadas. Na versão SEL, o painel de ins­trumentos é analógico, com tela colorida de 3,5 polegadas.

Segundo a Ford, tanto o motor turbinado 1.5 EcoBoost – dotado de intercooler e injeção direta de combustível – como a transmissão CVT foram calibra­dos para o estilo de dirigir dos brasileiros. O propulsor oferece torque máximo de 22,9 kgfm, disponível entre 1.500 e 4 mil rpm, com curva plana que garante boa disposição na cidade e na estrada. A transmissão automática conta com a opção de trocas manuais com oito marchas simuladas.

PREÇO

O Territory SEL chega com preço de R$ 165.900. A Titanium, com todos os itens adicionais de aparência e tecnologia, custa R$ 187.900. Como oferta especial de lançamento, durante a pré-venda, a Ford oferecerá aos 250 primeiros compradores da Titanium pacote de vantagens com as três primeiras revisões grátis, um ano de seguro pago pela fabricante e entrega do veículo em casa com o serviço de desinfecção Ford Clean. A pré-venda vai até 31 de agosto, com valor de reserva de R$ 5 mil.

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