Editorias, Notícias, Veículos

Com mexidas pontuais, os Jeep Renegade e Compass chegam à linha 2021

Com mexidas pontuais, os Jeep Renegade e Compass chegam à linha 2021
Com Compass e Renegade, Jeep conseguiu importante feito: de cada cinco SUVs vendidos no Brasil, um é da marca. Foto: Divulgação

DANIEL DIAS
AutoMotrix

Fabricados no Brasil pela Fiat Chrysler Automobiles des­de 2015 e 2016 no polo automotivo de Goiana (PE), a mais moderna fábrica da FCA no mundo, os Jeep Renegade e Compass chegam à linha 2021 com novidades tecnológicas e de conteúdo. Com os dois mo­de­los, a marca norte-ameri­ca­na conseguiu importante fei­to: de cada cinco SUVs vendidos no Brasil, um é da Jeep, embora a fabricante sublinhe sempre em seu marketing que “Renegade e Compass não são utilitários esportivos, são jipes”.

O Compass está prestes a completar 200 mil unidades comercializadas. Líder de mercado por dois anos seguidos (2017 e 2018), o modelo ficou atrás ape­nas de seu “irmão” Renegade entre os SUVs mais vendidos no ano passado e, no primeiro semestre de 2020, alcançou 17.639 exemplares emplacados no país. Número 1 entre os utilitários esportivos em 2019 e nos seis primeiros meses deste ano, com 20.711 vendas, o Renegade teve 265.122 unidades licenciadas desde sua estreia no Brasil.

Enquanto não chegam os novos motores flex turbo que serão fabricados em Betim (MG), o destaque da linha 2021 do Re­negade é a nova versão Moab com motor 2.0 turbodie­sel com 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, previsto para chegar às concessionárias em setembro. Trata-se da nova versão de entrada a diesel da gama e chega por R$ 10 mil a menos que a Longitude Diesel.

O nome faz referência ao deserto de Moab, no estado norte-americano de Utah, onde ocorre anualmente na época da Páscoa um evento criado por entusi­astas de veículos off-road e que se tornou para a Jeep autêntico laboratório ao ar livre para o desempenho fora-de-estrada. Desde 2001, a marca apresenta e testa vários protótipos no tradicional Easter Jeep Safari e possibilita ainda grande proxi­midade dos fãs.

A nova versão conta com câmbio automático de nove marchas, tração 4×4, seletor de terrenos com quatro modos e Hill Descent Control (HDC, controle de descida), central multimídia Uconnect de sete polegadas, ar-condicionado de duas zonas, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, pneus de uso misto, ganchos em preto na dianteira e atrás (seme­lhantes aos da versão Trailhawk) e visual escurecido nas rodas de liga leve de 17 polegadas e na grade frontal. A Moab estará disponível em cinco cores.

Outra novidade da linha 2021 do Renegade está na ver­são Limited 1.8, que passa a contar com teto solar panorâmico Command View de série. Na Sport, há redução de preços dos packs de opcionais Uconnect (tela de sete polegadas com ar-condicionado dual zone e sensor traseiro), caindo de R$ 4 mil para R$ 1 mil; e do pack Night Eagle (mesmo conteúdo do anterior acrescido do visual “all black”), descendo de R$ 5.450 para R$ 1.500. O Vermelho Colorado deixa de ser oferecido para as versões 1.8 AT (voltada ao público PCD), STD 1.8 AT e Sport. A configuração 1.8 AT ganha a oferta do Cinza Antique e as STD 1.8 AT e Sport passam a ter opção do Verde Recon, icônica cor da marca. A Night Eagle, com seu visual all black, vem também com o Verde Recon. Com exceção da Moab, toda a família estará nas revendas a partir da segunda semana de agosto.

O Compass também incorpora algumas novidades na linha 2021, que chegará em meados de agosto. A versão Longitude ganha rodas novas com 18 polegadas. A configuração Limited soma à Ski Gray a opção de cor Marrom Arizona para todo o acabamento interno do carro, enquanto a Série S recebeu novo banco com ajustes elétricos pa­ra o passageiro da frente.

Além de ter o mesmo motor turbo­diesel do Renegade, o Compass possui tração 4×4 com seletor de terrenos e HDC. É equi­pado com câmbio automático de seis ou nove marchas com aletas para trocas no volante, ofe­recendo mudanças mais rápidas e mais performance mesmo em marchas mais baixas. O SUV de luxo tem ainda quadro de ins­trumentos de sete polegadas e sistema multimídia Uconnect de sete ou 8,4 polegadas de última geração, espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado dual zone, bancos em couro, sistema de som premium Beats e teto solar pa­norâmico.

A FCA divulgou também os novos preços de toda a gama dos dois modelos. Na linha Re­negade, a versão de entrada 1.8 Flex AT6 parte de R$ 69.999. Na sequência aparecem as configurações STD 1.8 Flex AT6 (R$ 79.990), Sport 1.8 Flex AT6 (R$ 94.890), Longitude 1.8 Flex AT6 (R$ 109.990), Limited 1.8 Flex AT6 (R$ 119.990), Moab 2.0 Diesel AT9 (R$ 136.990), Longitude 2.0 Diesel AT9 4×4 (R$ 146.990) e, por fim, a top de linha Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 (R$ 158.290).

Na linha Compass, a versão de entrada Sport 2.0 Flex AT6 começa em R$ 126.290. Na sequência figuram as configurações Longitude 2.0 Flex AT6 (R$ 139.690), Limited 2.0 Flex AT6 (R$ 159.390), Longitude 2.0 Diesel AT9 4×4 (R$ 176.990), Limited 2.0 Diesel AT9 4×4 (R$ 196.690), Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 (R$ 196.690) e a top Série S 2.0 Diesel AT9 4×4 (R$ 213.190).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*