
O lateral-esquerdo Filipe Luís passou ontem (16) por operação na fíbula da perna esquerda. O procedimento realizado foi uma osteossíntese com a colocação de uma placa para corrigir a lesão. Agora, segundo nota oficial do Atlético de Madri, o brasileiro ficará em observação por pelo menos oito semanas.
Com isso, Filipe Luís não poderá jogar os amistosos da seleção brasileira contra a Rússia e Alemanha, marcados para este mês. Alex Sandro foi convocado para seu lugar.
Filipe Luís sofreu a lesão durante a vitória do Atlético de Madri sobre o Lokomotiv Moscou, na quinta-feira (15), em duelo pelas oitavas de final da Liga Europa 2017/2018. Aos 27 minutos do segundo tempo, o lateral esquerdo levou a pior em um choque e recebeu um chute no tornozelo. Caído, o jogador precisou deixar o campo de maca, dando lugar no time a Lucas Hernandez.
Nos amistosos de março contra russos (dia 23) e alemães (28), Filipe Luís teria uma chance de mostrar trabalho para Tite em busca de uma vaga na convocação final para a Copa do Mundo, que será feita em maio. O titular Marcelo é nome certo para o Mundial, sendo Alex Sandro a outra opção do treinador para a posição.
Repetição
A fíbula é o osso mais fino que liga o joelho ao tornozelo, paralelo à tíbia. Era chamado de perônio até o final da década de 1990, quando mudou a nomenclatura devido à unificação de linguagem da associação de anatomistas.
Em 2010, Filipe Luís sofreu uma fratura na fíbula da perna direita antes da Copa da África do Sul e acabou perdendo o Mundial. Em 2014, mesmo em forma, foi deixado fora da lista final pelo técnico Luis Felipe Scolari.