Futebol

Com cinco times, ABC terá participação recorde na Copa São Paulo

Com cinco times, ABC terá participação recorde na Copa São Paulo
O volante Davi vê o Água Santa em condições de avançar na Copinha. Foto: Michael Sanches/Divulgação

A 50ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior será especial para o ABC. Pela primeira vez, a região será representada por cinco times na mais importante e tradicional vitrine de jovens talentos do país: Santo André, São Bernardo Futebol Clube, Água Santa, São Caetano e Esporte Clube São Bernardo.

A primeira fase começa nesta quarta-feira (2) com o duelo entre Paulista e Red Bull Brasil, às 17h15, no estádio Jaime Cintra, em Jundiaí. A competição reúne 128 equipes e mais de 3 mil jogadores espalhados por 30 cidades-sede, das quais duas no ABC – o Inamar, em Diadema; e o Baetão, em São Bernardo.

O Cachorrão será o anfitrião em seu grupo, o 22. O Tigre integra a mesma chave, juntamente com CSA-AL e ABC-RN, mas é o rival que bancou os custos de alimentação e hospedagem para que a cidade voltasse a ser sede da Copinha.

Será a quarta participação do EC São Bernardo, que estreia na edição deste ano nesta quinta-feira, às 13h45, contra o time alagoano. O treinador do Cachorrão, Galego, adiou o quanto pôde a definição dos 25 nomes que vão defender o clube no torneio, por conta de contusões de alguns de seus jogadores.

No último sábado, o time empatou por 1 a 1 o jogo-treino contra o sub-20 da Portuguesa disputado no CT da Lusa, no Parque Ecológico do Tietê. Após os donos da casa abrirem o placar com Félix, o zagueiro Robert fez o gol de empate dos visitantes.

Água Santa, São Caetano e Santo André vêm de boas participações no Paulista  Sub-20 disputado no ano passado. Os três times chegaram a terceira fase e terminaram a competição entre as 16 melhores. Os dois representantes de São Bernardo, por sua vez, não passaram da fase inicial, disputada por 40 equipes.

O elenco do Netuno também disputou a Copa Paulista. A equipe foi eliminada na primeira fase, mas o volante Davi vê o time de Diadema em condições de avançar na Copinha. “Temos um elenco muito focado e unido. Disputar a Copa Paulista nos trouxe muita experiência. Sem dúvida, temos plenas condições de chegar longe.”

O grupo comandado pelo técnico Lilo viajou a Belo Horizonte (MG) em meados de dezembro para uma série de amistosos preparatórios. O time – que estreia nesta quinta-feira diante do Jacobina-BA, às 13h45 – empatou com América-MG (0 x 0) e Betinense (1 x 1), e venceu o Cruzeiro (1 x 0).

O Tigre, por sua vez, terá vários jogadores que fizeram bonito no Paulista sub-17 de 2018 – o time chegou a terceira fase e terminou a competição entre os 16 melhores. Não por acaso, o técnico do São Bernardo FC na Copinha será Cleber Ferreira, o mesmo que treinou o sub-17 no Estadual.

“Vamos seguir com a mesma comissão técnica, e isso pode ser um ponto a nosso favor. Todos os jogadores já conhecem a forma de trabalhar do professor Cléber, e isso não deixa de ser uma vantagem”, analisou o atacante Leandro Jabá. O Tigre estreia nesta quinta-feira, contra o ABC-RN, às 16h.

As demais equipes do ABC estréiam apenas na sexta-feira. O Santo André – do técnico Fernando Silva – está no Grupo 32, com sede no Canindé, e terá como primeiro adversário justamente a anfitriã Portuguesa, às 15h.

O São Caetano integra o Grupo 25, com sede em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. O primeiro adversário será exatamente o time anfitrião, o União Mogi, às 16h15 – os demais adversários são Santos e Sergipe.

“Nossa expectativa é grande. Estamos trabalhando muito forte dentro do nosso planejamento e, se Deus quiser, vamos fazer boa Copa São Paulo e, até mesmo, brigar pelo título”, afirmou o confiante lateral-esquerdo Keffel.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*