
A Fifa divulgou ontem (19) a lista dos dez gols mais bonitos do ano, que vão concorrer ao Prêmio Puskás. Um brasileiro está na relação: o atacante Matheus Cunha, do RB Leipzig, da Alemanha. Lionel Messi, do Barcelona; e Zlatan Ibrahimovic, do Los Angeles Galaxy, também estão na briga.
Convocado para a seleção brasileira olímpica, Matheus Cunha marcou seu golaço na vitória do RB Leipzig sobre o Bayer Leverkusen por 4 a 2, fora de casa, no dia 6 de abril, em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Alemão. No lance, o brasileiro deu belo drible no marcador, girando de costas e contando com a sorte, porque a bola rebateu em sua perna e voltou logo à frente, a tempo de um toque por cobertura sobre o goleiro.
Cunha, de apenas 20 anos, é de João Pessoa (PB), defendeu o Coritiba na juventude e foi jogar na Europa em 2017, quando passou a vestir a camisa do Sion, da Suíça. No ano seguinte, o jogador se transferiu para o RB Leipzig. Assim, nunca chegou a jogar como profissional no futebol brasileiro.
No mesmo ano, Matheus Cunha passou a ser convocado pela CBF para a seleção brasileira sub-20. Na sexta-feira passada, o jogador foi chamado pelo técnico André Jardine para os amistosos da seleção olímpica contra Colômbia e Chile, nos dias 5 e 9 de setembro, respectivamente.
A oportunidade é uma premiação pela boa performance no Torneio Maurice Revello, o antigo Torneio de Toulon, realizado em junho, quando Cunha foi o artilheiro da competição.
NO SITE
Os dez gols selecionados pela Fifa podem ser vistos no próprio site da entidade (www.fifa.com), que abriu votação popular para escolher os três mais bonitos, até o dia 1º de setembro. Dos três finalistas escolhidos pelo público, um será escolhido por profissionais ligados ao futebol para receber o Prêmio Puskás.