Economia, Notícias

Com apenas um turno, GM retoma produção em São Caetano

A General Motors retomou, ontem (18), a produção de veículos na fábrica de São Caetano, após parada causada pela pandemia da covid-19. As atividades foram interrom­pidas no dia 30 de março.

O reinício será gradual. Por enquanto, somente o pri­mei­ro turno da fábrica do ABC será reativado, com foco na produção do novo utilitário es­por­tivo (SUV) Tracker, lançado no começo da quarentena.

Dos 7,8 mil traba­lhadores da unidade, 5,3 mil atuam na produção. Esse contingente te­ve os contratos de trabalho suspensos no dia 13 de abril com base na Medida Provi­sória (MP) 936, criada pelo governo para preservar em­pregos durante a pandemia.

Inicialmente, a suspensão dos contratos valeria por dois meses, prorrogáveis por igual período. Porém, parte dos tra­balhadores teve o retorno antecipado – a montadora não informou o número.

A GM afirmou que desenvolveu rigoroso protocolo de segurança com o objetivo manter o novo coronavírus fora de suas instalações, prevenir a propagação do vírus dentro da empresa e gerenciar casos suspeitos ou confirmados.

“Antes mesmo de parar nossa produção, uma equipe multifuncional começou a trabalhar no novo protocolo de segurança. (O conjunto de procedimentos) é baseado nas orientações globais da GM e no aprendizado que tivemos em nossas operações já retomadas na China e na Coreia do Sul, e foi testado pelas equipes que estão nas fábricas consertando respiradores”, afirmou em nota o vice-presidente de manufatura da GM América do Sul, Luiz Carlos Peres.

“Por isso, estamos muito seguros de que as medidas tomadas são eficazes e que estamos oferecendo o melhor ambiente de trabalho para nossos empregados”, prosseguiu.

Entre as medidas adotadas pela empresa figuram o formulário digital de autodeclaração de saúde, a medição de temperatura corporal nas entradas da empresa, a adaptação nos refeitórios e no transporte para garantir o distanciamento social, a higienização mais frequente do ambientes de tra­balho, o uso de máscaras de proteção facial e o monitoramento constante de casos suspeitos pelo serviço médico.

RESPIRADORES

A GM informou ainda que manterá as duas novas atividades da fábrica de São Caetano, iniciadas durante a paralisação: o conserto de respiradores e a nova linha de produção de máscaras de proteção facial.

As demais fábricas de veículos da GM, em São José dos Cam­pos (SP) e Gravataí (RS), bem como a unidade de moto­res em Joinville (SC), não têm pra­zo para reiniciar a produção.

Em relação às vendas, a GM lembrou que tem atendido todo o Brasil pela internet, por meio dos sites chevrolet.com.br ou ofertaschevrolet.com.br, e nas lojas abertas nas regiões onde há permissão para atuação do comércio.

2 Comentários

  1. Aparecido Joaquim da Silva

    Bom dia. Fiz um pedido de uma tracker PCD 1.0 e estou aguardando desde quando a fabrica paralizou as produções.
    Gostaria de saber a previsão para recebela.

  2. Aparecido Joquim da Silva

    Bom dia.
    Estou aguardando uma trscker psc desde quando fechou a fabrica qual a pevisão para que eu possa recebela? Ja estou conçado de esperar estou quase desistindo e pegando outro carro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*