Uncategorized

Com ao menos 56 pedidos de registro, ABC tem recorde de candidatos a prefeito em 2020

Com ao menos 56 pedidos de registro, ABC tem recorde de candidatos a prefeito em 2020
Primeiro turno da eleição deste ano ocorre em 15 de novembro. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

O ABC deve ter neste ano recorde no número de can­di­datos a prefeito. Até ontem (28), o portal de divulgação de candidaturas e contas de campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizava 56 pedidos de re­gistro, mas ao menos mais dois postulantes ainda podem entrar na corrida eleitoral de 2020 na região.

O número de prefeituráveis é 19,1% superior ao total de 47 candidatos deferidos na re­gião em 2016, e 55,6% maior do que o avalizado quatro anos antes (36). O prazo para o en­vio de pedidos de registro ter­­minou no último sábado (26).

Embora todos os registros ainda estejam à espera de julgamento por parte da Justiça Eleitoral, os candidatos já es­tão autorizados desde o últi­mo domingo a fazer a propaganda, inclusive na internet.

Diadema e Mauá foram res­ponsáveis praticamente sozi­nhos pelo aumento no número de candidatos. Na cidade atualmente administrada por Lauro Michels (PV), o total de postulantes saltou de nove em 2016 para 13 neste ano. Na mesma comparação, a lista de prefei­turáveis no município gover­nado por Atila Jacomussi (PSB) cresceu de sete para 12 (veja relação abaixo).

A concorrência também de­­ve se­r maior em Rio Grande da Serra (aumento de três para cinco candidatos) e em São Caetano (de sete para oito). Houve estabilidade em Santo André (sete) e São Bernardo (seis), e redução em Ribeirão Pires (de oito para cinco).

Porém, a disputa pela Prefeitura de Santo André pode ganhar mais dois postulantes: Karl Steinhauser (PMN) e Dennis Ferrão (PRTB), que protocolaram seus pedidos de registro na última hora e não aparecem no DivulgaCand.

MULHERES

Ainda segundo o TSE, o ABC deve ter nove candidatas a prefeita em novembro, contra cinco nas eleições municipais de 2016. Assim, a participação feminina na disputa majoritária saltou de 10,6% para 16,1%.

Dos sete municípios, so­mente São Caetano não te­rá mulheres encabeçando chapas majoritárias. Na ou­tra ponta, Mauá (três) e Dia­dema (duas) terão o maior número de candidatas.

Em cinco dos sete muni­cípios, os atuais ocupantes dos Paços serão candidatos à reeleição. Por terem sido reconduzidos ao cargo em 2016, os prefeitos de Diadema e de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania), não poderão participar do pleito deste ano.

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*